Fundação Hermann Hering

Somos uma fundação cultural que acredita na moda como uma ferramenta de educação e transformação social

Criada em 1935, a Fundação Hermann Hering (FHH) atua na redução das desigualdades por meio da moda, atualizando as definições do que é básico no campo social, a partir de dois pilares fundamentais: “Preservar a memória & cultura da moda” e “Moda que valoriza as pessoas”.

Constituída como uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, suas bases de produção atuam sobre a memória, a cultura e o empreendedorismo, abordando temas como a cultura criativa e a conexão com o varejo.

Sob o pilar Preservar a Memória & Cultura da Moda, existem duas iniciativas prioritárias da FHH na cidade de Blumenau (SC): o Museu Hering e o Centro de Memória Ingo Hering, apresentados nessa plataforma.

Ambos os projetos destacam-se pela preservação e a comunicação da história, com um olhar sensível à evolução da indústria têxtil e do mercado da moda, na perspectiva da educação não-formal, considerando – especialmente – o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Já no pilar Moda que Valoriza as Pessoas, a Fundação desenvolve e incentiva projetos e programas em economia criativa e no ecossistema da moda, promove novos olhares para a produção, a fim de reduzir seus impactos, sociais e ambientais, e impulsiona o empreendedorismo consciente, buscando estimular a criatividade e o surgimento de iniciativas de impacto.

Números

88 Anos

De história da Fundação Hermann Hering

200.000

Visitantes recebidos

+ 3 Toneladas

Resíduos têxteis ressignificados

Manifesto

Moda é expressão. Moda é a narrativa do tempo. 

Ela é mais do que vestuário: é comportamento, gastronomia, cultura; é trocar o carro pela bicicleta, é a relação que temos com a nossa cidade. 

Ela pode ser uma ferramenta para provocar o empreendedorismo. Pode, também, ser uma plataforma de educação e de transformação para o mundo que desejamos.

Acreditamos na potência do fazer juntos e queremos contribuir para que o futuro da moda seja mais justo, sustentável e responsável.

Trabalhamos na construção de uma sociedade, na qual os novos profissionais utilizam os seus talentos com protagonismo e vontade de buscar um novo jeito de fazer as coisas.

Ao preservar o legado de uma empresa com mais de 140 anos de história, que é referência no design de moda e varejo, o que queremos é impulsionar as novas gerações para a construção de uma jornada rica de aprendizados. 

Assim, nos posicionamos como agentes pelo empreendedorismo de movimentos criativos e inovadores.

História

A Fundação Hermann Hering foi criada em 1935, durante a gestão de Curt Hering, filho mais novo de Hermann e Minna, em comemoração ao centenário do nascimento de seu pai. Friedrich Hermann Hering, juntamente com seu irmão, Bruno Hering, fundou a Cia. Hering.

Com uma visão à frente do seu tempo e sempre demonstrando os valores da família, Curt instituiu à fundação um objetivo inicial: oferecer aos operários da antiga Gebrüder Hering e seus familiares, benefícios e assistencialismo social. 

Ao longo dos anos e com as mudanças na sociedade, tais benefícios foram naturalmente incorporados pela empresa, fazendo com que essa fundação cultural desempenhasse uma nova função.

No ano de 2011, ocorreu a revisão do seu Estatuto, o que resultou o nascimento de um novo propósito: “Ampliar a capacidade empreendedora e ser agente de transformação social, por meio da produção e disseminação do conhecimento no campo da moda”

Esse movimento de transformação abriu portas para uma nova forma de pensar as nossas ações, possibilitando a elaboração de projetos cada vez mais direcionados e guiando os objetivos estratégicos para os próximos anos.

Linha do Tempo

Conheça as pessoas por trás
de cada passo da Fundação Hermann Hering

Conheça as pessoas por trás de cada passo da Fundação Hermann Hering

Profissionais comprometidos com o propósito e que atuam de maneira colaborativa, sempre em busca de resultados que façam a diferença na sociedade.

Colaboradores

Josiane Graziela da Silva – Gestora 
Gisele Metzger – Analista Financeiro 
Kahina Thirsa Hostin – Analista de Documentação e Pesquisa
Eduarda dos Santos – Analista Educativo
Victor Armando Baumann –  Analista de Documentação e Pesquisa
Gustavo Schurmann Karsten – Estagiário 
Leonardo Antonio Vieira – Estagiário 
Yasmin Casas Cruz de Oliveira –  Estagiária

Diretoria

Marciel Eder Costa – Diretor Presidente
Marília Pereira – Diretora Financeira
Taciana de Abreu e Silva – Diretora Técnica

Conselho
Curador

Fabio Hering
Thiago Hering
Claudio Hering Meyer
Amélia Malheiros
Roberto Luiz Jatahy Gonçalves
Marcello Ribeiro Bastos

Conselho
Fiscal

Anderson Brito Vivas
Carlos Henrique Oliveira de Amorim
Everson Ariel Agostini Jeske

Suplentes Conselho Fiscal

Karina Rodrigues D’ Ornelas
Fernanda Lessa Barreto de Freitas
Hercilio Schmitt

Parceiros que compartilham o mesmo propósito

Pessoa Jurídica

Pessoa Jurídica

Hercílio Schmitt
Amélia Malheiros
Carlos Tavares D’Amaral
Cleonice Ghidolin Destri
Aureo Charles da Cunha
Antonio Dias
Hans Prayon

Moda e cultura em notícia

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