Somos uma Fundação que acredita na moda como uma ferramenta de transformação para o novo mundo.

De olho no futuro, enxergamos nos jovens nossa principal motivação, e nos inspiramos neles ao criar e apoiar projetos que têm como objetivo o desenvolvimento do pensamento empreeendedor, inovador, criativo e responsável.


Nossas quatro bases de atuação - Empreendedorismo, Cultura Criativa, Conexão Varejo e Memória & Cultura, alinhadas ao nosso propósito de construir uma rede para pensar e criar um futuro mais sustentável, justo e responsável, nos ajudam a concretizar a nossa missão. É a partir dessa plataforma que nos dedicamos a desenvolver projetos que visam despertar potenciais nas pessoas para atuar no universo da moda, formando profissionais motivados a utilizarem seus talentos como uma lente para o futuro.


A Fundação Hermann Hering é uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos. Investimos recursos e atuamos em parceria com diversos agentes sociais - públicos e privados - visando o planejamento e implementação de programas que contribuam efetivamente para a transformação da realidade social por meio do empreendedorismo responsável.



Dentre as ações, projetos e iniciativas da Fundação Hermann Hering, descatam-se o Museu Hering e o Centro de Memória Ingo Hering, apresentados nessa plataforma.

Manifesto

Moda é expressão. Moda é a narrativa do tempo. Ela é mais que vestuário: é comportamento, gastronomia, cultura; é trocar o carro pela bicicleta, é a relação que temos com a nossa cidade. Ela pode ser uma ferramenta para provocar o empreendedorismo. Pode também ser uma plataforma de educação e de transformação para o mundo que desejamos.

Acreditamos na potência do fazer juntos e queremos contribuir para que o futuro da moda seja mais justo, sustentável e responsável. Trabalhamos pela construção de uma sociedade onde os novos profissionais utilizem seus talentos com protagonismo e vontade de buscar um novo jeito de fazer as coisas.

Ao preservar o legado de uma empresa com mais de 130 anos de história que é referência no design de moda e varejo, o que queremos é impulsionar as novas gerações para a construção de uma jornada rica de aprendizados. Assim, nos posicionamos como agentes pelo empreendedorismo de movimentos criativos e inovadores.

História

Nossa Fundação foi criada em 1935 durante a gestão de Curt Hering, filho mais novo de Hermann e Minna, em comemoração ao centenário de nascimento de seu pai. Friedrich Hermann Hering, juntamente com seu irmão Bruno Hering, fundou a Cia. Hering.

Com uma visão à frente de seu tempo e sempre demonstrando os valores da família, Curt instituiu a Fundação com o objetivo inicial de oferecer aos operários da antiga Gebrüder Hering e seus familiares, benefícios e assistencialismo social. Com o passar dos anos e as mudanças na sociedade, tais benefícios foram naturalmente incorporados pela empresa, fazendo com que a Fundação desempenhasse uma nova função.

No ano de 2011 ocorre uma revisão em seu estatuto e com este movimento nasce um novo propósito: “Ampliar a capacidade empreendedora e ser agente de transformação social por meio da produção e disseminação do conhecimento no campo da moda.” Este momento de transformação abre portas para uma nova forma de pensar nossas ações e chega para possibilitar a elaboração de projetos cada vez mais direcionados, guiando os objetivos estratégicos para os próximos anos.

1880

Nasce a Cia. Hering. Fundada pelos irmãos Hermann e Bruno Hering na cidade de Blumenau/SC, no início era conhecida como Trikotwaren Fabrik Gebrüder Hering.

1935

Em comemoração aos 100 anos do nascimento de Hermann Hering, é criada a instituição que leva seu nome. Seu principal objetivo é beneficiar os colaboradores da empresa, oferecendo recursos como ambulatório, creche, seguro de vida, refeitório e cozinha dietética.

1956

Por vontade dos seus instituidores, registra-se o Estatuto em caráter legal e a instituição passa a denominar-se Fundação Hermann Hering.

1966

Visando proporcionar à Fundação condições de corresponder cada vez melhor aos fins para os quais foi criada, ocorre uma atualização no Estatuto e Regimento Interno. A Fundação Hermann Hering torna-se de Utilidade Pública pela Lei Estadual nº 3.898 de 26 de setembro de 1966.

1970 a 2009

Neste período a Fundação atua em prol do desenvolvimento social, com ações focadas na educação.

2010

Nasce o Museu Hering com a exposição de longa duração Tempo ao Tempo.

2011

Reformulação do Estatuto, para permitir maior abrangência nos projetos e desenvolvimento de ações em prol da cultura e esporte, conservação do patrimônio histórico e artístico, capacitação e educação, voluntariado e preservação do meio ambiente.

2015

É implantado o Centro de Memória Ingo Hering, visando a preservação, a pesquisa e a constituição do acervo contemporâneo da Cia. Hering. A iniciativa ganha vida após a restauração do antigo Prédio da Costura, contruído na década de 1920.

2016

O planejamento estratégico que ocorre nesse ano ratifica o propósito de atuar para a transformação social através da educação empreendedora no campo da moda, provocando avanços em seu posicionamento e comunicação. A partir deste momento, pessoas com diferentes capacidades se unem para fortalecer e colocar em prática os passos que norteiam a instituição.

Pessoas

Por trás de cada passo da Fundação Hermann Hering, existe um grupo de pessoas comprometidas com a nossa causa, que atuam de maneira colaborativa sempre em busca de resultados que façam a diferença. Conheça a nossa equipe:

Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória