Fundação Hermann Hering

Castelinho

A antiga residência - intitulada carinhosamente como “Castelinho” - é, desde a sua fundação, um espaço de grande potencial cultural, que alia arquitetura, arte, história e meio ambiente.

A antiga residência – intitulada carinhosamente como “Castelinho” – é, desde a sua fundação, um espaço de grande potencial cultural, que alia arquitetura, arte, história e meio ambiente.

A riqueza dessa edificação, que conta com 1001,84m² quadrados, concretiza-se em um painel de cerâmica esmaltada, de autoria da artista plástica Freya Gross. Além disso, a casa carrega a assinatura do arquiteto Hans Broos, reconhecido nacional e internacionalmente pela elaboração de projetos com visão moderna. Broos foi o arquiteto responsável pela maior intervenção realizada na casa, durante o ano de 1980, época do seu restauro.

O valor arquitetônico e histórico do castelinho foi reconhecido pela Fundação

Catarinense de Cultura no ano 2000, quando o imóvel foi tombado como patrimônio estadual pelo decreto n° 1.070, de 31 de março.

A casa vem sendo ocupada para a realização de eventos organizados pela Fundação Hermann Hering e parceiros, como workshops, palestras, exposições e realização de fotografias.

Atualmente, o Castelinho integra o maior conjunto arquitetônico do Vale do Itajaí, constituído por 25 imóveis, em sua totalidade, tombados como patrimônio estadual e construídos no Bairro Bom Retiro, em Blumenau, Santa Catarina.