Fundação Hermann Hering

Agenda Cultural

27/04/2024

Oficina de Pintura com Leite de Soja

Mais uma oficina aqui no Museu!

Em abril, no dia 27/04, teremos a Oficina de pintura com leite de soja e cores naturais em tecido, com Roberta Miroslau.

O curso oferece as ferramentas para criar pinturas e estampas em tecido com tinta totalmente vegetal, de forma permanente, fundamentado nas técnicas milenares japonesas de estampar tecido.

Você vai aprender a usar as plantas para extrair cores, a preparar o tecido e a pintar com a tinta de leite de soja e linhaça.

Será uma oficina demonstrativa, onde Roberta Miroslau ensina uma base teórica e receitas que serão disponibilizadas por um livreto eletrônico, para que cada aluno possa praticar em casa.

Não há necessidade de conhecimento prévio e todos os materiais serão fornecidos pela ministrante, basta trazer seu caderno de anotações.

🔗 Realize sua inscrição no link: https://forms.gle/h1itanaMS6vzaPkB8
Mediadora: Roberta Miroslau
Investimento: R$ 225,00
Data: 27/04
Horário: Horário das 10h às 12h e das 13h às 16h (com intervalo para almoço).
Local: Rua Hermann Hering, 1740.

30/03/2024

Oficina online de Extratos e Pigmentos Vegetais

👉 Você é nosso convidado para participar da Oficina online de extratos e pigmentos vegetais.

🎨 Aprender a extrair corantes e pigmentos dos vegetais é fundamental para trabalhar com o tingimento e estamparia natural. Nesta oficina vamos demonstrar virtualmente três formas de obter extratos e pigmentos concentrados a partir de plantas do nosso entorno ou mesmo de descarte da alimentação.

Obter o pigmento em laca a partir de um corante, ou seja, transformar um extrato vegetal em pigmento em pó concentrado, para aplicação em tintas. Vamos falar sobre os diferentes tipos de pigmentos, entender suas características e os melhores fixadores e superfícies para aplicação (tecido, papel e madeira).

Roberta Miroslau (@robertamiroslau) é designer formada pela PUC-PR, atuou no desenvolvimento de estampas e produtos para marcas de moda jovem por mais de 20 anos, hoje trabalha ministrando oficinas de estamparia e tingimento natural pela região sul e sudeste do Brasil. Atualmente cursa pós-graduação em ESG pela FGV e mestrado na UDESC, no curso de Design de Moda, sob orientação da Prof. Dra. Neide Schulte, referência no ensino e projetos de moda pró sustentabilidade. Já ministrou mais de 20 oficinas desde 2017 sobre tingimento artesanal, pintura e cores naturais, para mais de 150 alunos.

Mediadora: Roberta Miroslau
Data: 30/03
Horário: 10h às 12h30 e Gratuita
Local: On-line. A oficina será gravada e o link disponibilizado para os participantes, por 3 meses.

18/03/2024

Palestra “Harmonia feminina”

Vem saber um pouco mais sobre a palestra da Valquíria Borges que acontece dia 18/03! 🤗

👉 Neste dia será realizada a palestra Harmonia Feminina: Conectanto Corpo, Mente e Muito Mais do Projeto: Inspiramais | Mulher, da empresa Profival Educação Corporativa (@profival).

No mês da mulher, juntos vamos ver o que a neurociência pode nos ajudar a melhorar nossa autoimagem, autoestima, saúde e bem-estar. Além disso, assuntos como ressignificar sonhos e metas, redefinir limites pessoais, recriar sua história e um novo olhar sobre menopausa estarão presentes nesse evento que é um verdadeiro presente para mulheres de todas as idades.

Corre para fazer a sua inscrição no link na bio do insta da @fundacaohermannhering! 🏃‍♂️

Mediadora: Valquíria Borges
Data: 18/03
Local: Castelinho, Rua Gertrud Gross Hering, 94

16/01/2024

As férias chegaram, e no nosso Museu Hering, a diversão está garantida!

Nessa edição faremos uma viagem que vai nos levar para o espaço! Sabe por quê? O tema da vez é: O Pequeno Príncipe! Teremos oficina surpresa, caça ao tesouro e o nosso tradicional Cine Museu com a exibição do filme “O Pequeno Príncipe” de 2015.

Temos 15 vagas para crianças de 04 a 12 anos. É possível realizar a inscrição para as duas semanas ou somente uma, conforme a preferência do responsável.

Anote na agenda e garanta o agito dessas férias!

Datas: 16/01 a 19/01 | 23/01 a 26/01

Horário: recepção às 13h30, atividades das 14h às 16h.

Indicamos que as crianças tragam água e um lanchinho.

Acesse a Programação completa

25/12/2023

Oficina de Aquarela

Teremos mais uma oficina esse mês, com a mesma temática do #FériasNoMuseu: O Pequeno Príncipe! Dessa vez, o Memorial Funerário Mathias Haas (@mfmathiashaas) se junta a nós em uma oficina de aquarela.  🎨

Com a mediadora Mariani Roesler (@marianiroesler), as crianças irão explorar a aquarela nos bosques do memorial, e irão discutir “O Pequeno Príncipe” de forma lúdica. ✨

Mariani é formada em Letras e Tecnologia do Vestuário. Dedicou 30 anos à moda como desenhista e estilista. Hoje, foca em artes plásticas, produzindo aquarelas personalizadas.