Fundação Hermann Hering

SIM (Seminário Interdisciplinar em Museologia)

O SIM, Seminário Interdisciplinar em Museologia, é um evento bianual promovido pela Fundação Hermann Hering.

De caráter técnico-científico, o SIM busca reunir públicos ligados à valorização e à difusão do patrimônio cultural, como o campo da museologia e da educação, a fim de promover a troca de ideias, perspectivas e experiências, em atendimento às demandas sensíveis do setor de museus.

Desde o ano de 2014, a FHH vem dialogando com o público sobre diversas temáticas, mantendo como base os assuntos relacionados às áreas culturais, educacionais e patrimoniais.

2014 - 1º SIM - Fronteiras Regionais e Perspectivas Nacionais

O SIM (Seminário Interdisciplinar em Museologia) traz, em sua primeira edição, uma programação concebida dentro da visão da diversidade, no intuito de promover o encontro e a troca de ideias, perspectivas e experiências, atendendo as demandas do setor. Assim, nomes relevante da museologia e do patrimônio aceitaram, generosamente, o convite à participação: Amanda Pinto da Fonseca Tojal, Fausto Roberto Poço Viana, Gabriel Henrique, Ialê Cardoso, Luciana Bonadio, Luciane Monteiro Oliveira, Marcella Monteiro Borel, Maria Cristina Oliveira Bruno, Margarita Nilda Barretto Angeli, Mia Ávila, Raquel Brambilla, Sueli Maria Vanzuita Petry, Tânia Lima, Teresa Cristina Toledo de Paula e Valquiria Cristina Martins.

Fonte: e-book Fronteiras Regionais e Perspectivas Nacionais – Seminário Interdisciplinar em Museologia.

2016 - 2º SIM - Patrimônio Industrial em questão: presente e futuro

A 2º edição do SIM, reuniu especialistas, representantes de instituições públicas e privadas, pesquisadores, estudantes e demais interessados em temas relacionados ao patrimônio cultural. O evento, bienal, teve a sua 2ª edição programada para os dias 18 e 19 de agosto de 2016, contabilizando um público de 160 pessoas.

2018 - 3º SIM - Paisagem como Memória: o legado de Hans Broos no Vale do Itajaí

O objetivo da terceira edição do seminário foi debater o legado do arquiteto Hans Broos nos eixos documentação e patrimônio construído. A Fundação convidou para o debate instituições e profissionais da área para discutir acerca da preservação do patrimônio nacional, seja trazendo exemplos práticos de preservação, apresentando propostas ou possibilidades de uso e conservação. Na ocasião, foi produzido um livro em versão física.

2020 - 4º SIM + 8º Moda Documenta - #ModaProNovoMundo

Com o objetivo de promover reflexões, debates e trocas sobre a moda, expressão e sociedade, a Fundação Hermann Hering, por meio de uma parceria entre o Museu Hering e MIMo – Museu da Indumentária e da Moda -, promoveu o 4° Seminário Interdisciplinar em Museologia, juntamente com o 8° Moda Documenta. A iniciativa tratou a união dessas duas atividades que a Fundação vem fortalecendo e integrando nos últimos anos, e que em 2020 potencializaram-se por meio do formato digital.

Na edição, o tema Moda Para o Novo Mundo apresentou mesas redondas, palestras e oficinas criativas com grandes pensadores, pesquisadores e articuladores da moda contemporânea. O evento, em caráter técnico-científico, reuniu instituições que promovem e ressaltam a importância de cultivar a memória da moda e reconhecer a museologia como meio de divulgação e preservação, assim como a relevância do design e da moda como áreas do saber. Ainda, como produto cultural do evento, segue aqui a publicação compilada do conteúdo abordado, em formato de e-book. Também é possível acompanhar o que foi apresentado e debatido durante o evento por meio do canal do Youtube da Fundação Hermann Hering.

2022 - 5º SIM - O Museu para a Comunidade

A Fundação Hermann Hering trouxe sua 5ª edição do SIM sob a temática “Museu para a Comunidade”. O evento, realizado por meio do Museu Hering, buscou maior proximidade com Blumenau e região. As atividades foram pautadas pela seguinte pergunta: “Como o museu promove a identidade e a consciência patrimonial na comunidade e como se faz a relação de acessibilidade em espaços culturais?”.

A ação trouxe para dentro do Museu o diálogo sobre acessibilidade, recebendo grupos da APAE e da ABADA, duas instituições da cidade que puderam compartilhar com a equipe os seus desafios e aprendizados! O grupo de dança da ADHering esteve junto nessa edição, proporcionando uma ação educativa lúdica para alunos da APAE, além de realizarem uma apresentação para eles.