JA (Junior Achievement)

A Junior Achievement (JA) é uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo. Desde 1919, por meio do método “aprender fazendo”, tem sido uma das primeiras a levar conhecimento sobre empreendedorismo, educação financeira e o mercado de trabalho para jovens da América Latina. Em Santa Catarina, onde a Fundação Hermann Hering atua como parceira do projeto, a organização está presente desde 1997.

A cada ano, a rede JA Worldwide mobiliza cerca de 470.000 voluntários, que capacitam mais de 15 milhões de jovens de 15 a 24 anos em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, estudantes de escolas públicas, a fim de construírem comunidades mais prósperas.

Pelo trabalho que desempenha, em 2022, a Junior Achievement Worldwide foi reconhecida pelo 4º ano consecutivo como a 6ª ONG mais influente do mundo pela thedotgood, e também Indicada ao Prêmio Nobel da Paz pela 2ª vez. Quando olhamos no recorte catarinense, a organização já beneficiou mais de 780.000 jovens desde a sua fundação.

Além do reconhecimento de atores sociais importantes como professores, escolas e secretarias de educação, os programas de educação financeira são reconhecidos pela ENEF (Estratégia Nacional de Educação Financeira), enquanto o programa “As Vantagens de Permanecer na Escola” é reconhecido como uma tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil.

O projeto está alinhado com os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS):

ODS 1 – Erradicação da pobreza
ODS 4 – Educação de qualidade
ODS 5 – Igualdade de gênero
ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico
ODS 10 – Redução das igualdades
ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis
ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima
ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

Para saber mais sobre o projeto acesse o site: https://www.jabrasil.org.br/sobre-nos