Trama Afetiva

TRAMA AFETIVA é uma iniciativa inédita que reune estudantes e profissionais interessados em repensar consumo, questionar modelos de organização social e econômica e investigar os verdadeiros valores contemporâneos. Com direção criativa e de conteúdo de Jackson Araujo e Luca Predabon e tutoria de designers convidados.

É fato que o consumo mundial está passando por uma mudança significativa devido a um novo comportamento focado num pensamento ético e socioambiental. Segundo o diretor criativo do projeto, Jackson Araujo, idealizador do TRAMA AFETIVA, “a indústria e o varejo precisam se aproximar das novas relações de criação, produção, educação e consumo. É necessário ficar atento à falta de sinergia entre o aprendizado formal de design e moda e a nova realidade de mercado que vem se estabelecendo. Nossa proposta é dar o start na formação de profissionais dentro desta nova visão de mercado’.

Em sua primeira edição, em 2016, o Projeto reuniu importantes designers – Alexandre Herchcovitch, Marcelo Rosenbaum e Patrícia Centurion, na orientação de estudantes e profissionais interessados em desenvolver um processo criativo e produtivo mais afetivo e manual, que também contou com a colaboração das costureiras do Cardume de Mães.

Teste

As imersões e oficinas aconteceram em São Paulo, nos meses de outubro e novembro, e tiveram como principal objetivo promover uma experiência colaborativa de aprendizagem em upcycling com foco em design, moda e empreendedorismo nas práticas transformadoras da Economia Afetiva - um modelo de produção e consumo voltado para a geração de valor e responsabilidade socioambiental por meio da ressignificação de processos e produtos. O grupo criativo criou também a Coleção Casca, uma coleção de vestimentas e produtos para a casa criados com resíduos têxteis da Cia.Hering. Como forma de ampliar o acesso, parte do conteúdo foi transmitida ao vivo pelo Facebook.

Segundo Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering, “TRAMA AFETIVA parte do princípio de que vivemos uma nova era movida pelo senso de responsabilidade coletiva e por um novo poder regido pela tendência comportamental batizada de Economia Afetiva. Um poder de organizar o todo – vida social, política, religiosa, econômica, cultural. O que por muito tempo foi visto como assunto fora de pauta, ganho cada vez mais espaço no lifestyle dos novos tempos. Este é um projeto piloto que pretendemos ampliar, formando profissionais para trabalhar na indústria com esta nova mentalidade”.

De 2016 até agora o projeto seguiu vivo e em uma crescente de aprendizados e vontades. Nesses dois anos já compartilhamos resultados e discussões nascidas no TRAMA em eventos como M.A.D.E. – Mercado.Arte.Design, Festival MECAInhotim, TEDx e Feira Rosenbaum. Também criamos a Exposição Trama Afetiva no Shopping Neumarkt, em Santa Catarina, dividindo com o público alguns frutos importantes gerados pelo projeto.

Em 2018 acontecerá a segunda edição do projeto, que selecionará 10 estudantes e profissionais interessados no tema do upcycling para continuar pensando consumo e processos criativos e produtos na #ModaProNovoMundo. As inscrições já estão abertas em http://bit.ly/TramaAfetiva2018 (e seguem abertas até o dia 20 de julho de 2018). Para acompanhar o projeto e todas as novidades dessa edição, é só acompanhar nossos perfis no Instagram e noFacebook.

/img/projects/large/-mg-1726.jpg

Quer ajudar a Fundação Hermann Hering a promover uma transformação social? Existem várias maneiras de contribuir ou então participar dos nossos projetos, confira: