Fundação Hermann Hering

Trama Afetiva

Sobre o projeto

O projeto Trama Afetiva, apoiado pela Fundação Hermann Hering, com direção criativa de Jackson Araujo e Luca Predabon, visa reunir mentes criativas para repensar o consumo e questionar os padrões sociais existentes, utilizando o design como ferramenta de transformação social coletiva.

Desde as suas primeiras edições, nossa Trama tem o foco voltado para design, moda e empreendedorismo, conectando pessoas por meio de práticas transformadoras da Economia Afetiva – um modelo de produção e consumo voltado para a geração de valor e responsabilidade socioambiental por meio da ressignificação de processos e produtos.

Sob a responsabilidade da curadoria de designers-tutores, diversos ‘trameirxs’ já participaram do projeto, que ganhou vida na forma de produtos, frente às edições já realizadas. A Fundação Hermann Hering prestou apoio nas seguintes edições: 2016 (Casa Casca Casa); 2018 (Nós); 2019 (Jardim Urbano); 2022 (O Novo Inteiro).

2016: CASCA CASA CASCA - INDIGO PARADO EM ESTOQUE

Seguindo o objetivo de criar uma experiência colaborativa de aprendizagem em “upcycling” com foco em design, moda e empreendedorismo nas práticas da Economia Afetiva, o modelo de produção e consumo voltado à geração de valor e responsabilidade socioambiental por meio da ressignificação de processos e produtos, em 2016 o projeto Trama Afetiva teve a sua 1ª edição.

Por meio da leitura de portfólios, um grupo multidisciplinar composto por 10 pessoas, entre eles estudantes de moda, arquitetos, designer de joias, artistas gráficos, designer de roupas e mobiliário, participaram dos painéis de estudos, imersão criativa e oficinas de produção manual.

Tudo sob a tutoria de três importantes referências da moda brasileira: Marcelo Rosenbaum, Alexandre Herchcovitch e Patricia Centurion, sob direção criativa de Jackson Araujo e Luca Predabon, que orientaram a produção de vestíveis e objetos de decoração feitos a partir dos resíduos e jeans da Cia. Hering.

2018: NÓS - MALHA DE ALGODÃO PARADA EM ESTOQUE

Em sua 2ª edição, as 10 pessoas selecionadas para o Trama Afetiva, uma experiência colaborativa em upcycling, vivenciaram práticas imersivas e laboratórios de reinvenção nesse projeto que busca desenvolver o potencial técnico, criativo e empreendedor dos interessados em novos processos colaborativos e sustentáveis nas áreas de moda e design.

Ao final, foram apresentados 25 produtos desenvolvidos a partir da ressignificação das malhas de algodão da Cia. Hering, sob a orientação de designers-tutores dos segmentos de moda e design, como Alexandre Herchcovitch, Marcelo Rosenbaum e Itiana Pasetti, com direção criativa de Jackson Araujo e Luca Predabon, o time de pessoas selecionadas (trameires) criou uma linha de vestíveis, acessórios e objetos de decoração dentro do conceito de upcycling, o processo que propõe a transformação dos resíduos e de artigos inúteis ou descartáveis, em novos materiais ou produtos com maior valor agregado e com novas possibilidades de utilização.

2019: JARDIM URBANO - FELTRO DE ROUPAS DESFIBRADAS

No ano de 2019, 13 criativos previamente selecionados de várias regiões brasileiras participaram de uma verdadeira imersão sensorial, ao serem desafiados a trabalhar colaborativamente com uma nova eco matéria – um feltro feito a partir da desfibração de peças que retornam por motivo de trocas realizadas nas lojas da Cia. Hering -, que foi submetido a um novo processo de tecelagem industrial com a tecnologia da empresa paulista Feltros Santa Fé.

2022: O NOVO INTEIRO - NÁILON DE GUARDA-CHUVAS DO ATERRO SANITÁRIO

Em 2022, tivemos mais uma edição do Trama Afetiva, dessa vez no formato híbrido, com o objetivo de ampliar o potencial de alcance e de transformação do evento, mantendo o contato interpessoal e criativo.

O projeto aconteceu de 20 a 23 de setembro, com diversos painéis online no canal do YouTube da Fundação Hermann Hering, e contou com um momento presencial no ateliê de Gustavo Silvestre.

Seguimos na construção de uma Trama de aprendizados e reflexões orientadas pela Economia Afetiva para impactar a indústria criativa, ampliando o entendimento de que “a moda não é sobre roupas, mas sobre pessoas”.

“Não podemos falar sobre resíduos têxteis ou sólidos sem mencionar o resíduo social, ou seja, os discursos e corpos ainda invisibilizados pela moda, como corpos negros, transvestigêneres e gordos, para citar alguns. Estamos sempre ampliando o nosso foco de pesquisa para fortalecer as reflexões sobre origem, identidade e representatividade. Temos que perceber que a transformação da indústria, na busca por processos que contribuam para a regeneração do planeta através do reaproveitamento, parte do princípio de cuidado com as pessoas”, comenta Jackson Araújo.

Acreditamos que os nossos esforços são ações estruturantes, às quais buscam afetar a sociedade civil organizada a agir por mudanças que assumam a moda como uma micropolítica de transformação, entendendo essa micropolítica dentro dos seguintes aspectos:

– redescobrimento dos pequenos coletivos, das tribos, das associações, do menor;
– retorno ao diverso, do que já foi nossa sociedade;
– melhor alternativa para a constituição de um conjunto de multiplicidades singulares;
– possibilidade de articular a diferença sem intermediação;
– admissão de que o verdadeiro político é o sujeito que cuida de si e, por isso, pode cuidar dos outros.

Assim, a Trama Afetiva fortalece o seu compromisso, com a certeza de que precisamos seguir educando o consumidor sobre os métodos de produção justa, limpa, transparente e com equidade. Fazer o consumidor entender que uma camiseta pode, sim, fazer a diferença no planeta.

Visite o site https://escolatramaafetiva.com.br/ e acompanhe mais sobre o projeto no Instagram @trama_afetiva.