RETRAMA é um projeto da Fundação Hermann Hering que visa dar um melhor destino aos resíduos têxteis. A iniciativa surgiu inspirada no resultado transformador do projeto Trama Afetiva e desde 2017 a equipe da Fundação vivencia a experiência de criar produtos pelo upclycling de materiais, dando um novo sentido para sobras e resíduos dos processos têxteis sem alterar as suas caraterísticas originais e fazendo o melhor aproveitamento da matéria-prima no estado em que ela se encontra. 


A partir de resíduos obtidos por meio de doação, é feita a triagem por tipo de material, como o jeans. A equipe da Fundação pensa e elabora o design de peças possíveis com os tecidos e planeja seus processos construtivos para que as mesmas sejam materializadas, viáveis e utilitárias. Assim, com o desenho inicial de uma ideia, é feita a prototipagem seguindo processos técnicos do vestuário e então produzido com cooperativas parceiras capacitadas.


Sob as práticas transformadoras desse movimento de economia afetiva, que a gente tanto acredita, quem faz Retrama são cooperativas de costura parceiras – em sua maioria formada por mulheres – como a Coopergip’s, localizada em Blumenau, que desenvolve processos de costura, estabelece preços e produz as peças que criamos. Já são mais de 3 anos de parceria!


Em um ciclo virtuoso de trabalho, depois de costuradas, as peças são então disponibilizadas no Museu Hering em uma espécie de troca:


Quem quiser apoiar o projeto ou simplesmente gostou e desejou alguma peça, pode realizar uma doação que cubra no mínimo os custos de produção da mesma e o reinvestimento no projeto, e levar para casa uma peça especial e um processo sustentável. Como a Fundação não tem fins lucrativos, os valores recebidos pagam os processos de confecção e geram uma porcentagem variável que é investida em demais projetos sociais que apoiamos.


Apenas em 2019, já foram mais de 400 kilos de resíduos ressignificados, que geram receita para as cooperativas e dão melhor destino à resíduos têxteis. Para minimizar o impacto dos pequenos resíduos – aqueles em que não conseguimos gerar produtos – temos parceria com a Eurofios, que recebe e realiza o processo de desfibragem dos mesmos, reciclando e dando origem a um novo fio ou barbante, que pode ser usado em trabalhos artesanais.




Quer ajudar a Fundação Hermann Hering a promover uma transformação social? Existem várias maneiras de contribuir ou então participar dos nossos projetos, confira:

Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória