Fundação Hermann Hering

Retrama

ReTrama

ReTrama é um projeto da Fundação Hermann Hering, que visa dar um melhor destino aos resíduos têxteis.

A iniciativa surgiu inspirada no resultado transformador do projeto Trama Afetiva, em 2016. Por isso, desde 2017, a equipe da Fundação vivencia a experiência de criar produtos pelo upclycling de materiais, dando um novo sentido para as sobras e resíduos dos processos têxteis, sem alterar as suas caraterísticas originais.

Os resíduos são obtidos por meio de doação e, após receber o material, é realizada a triagem e a separação por categorias, como jeans, malha e viscose. A equipe da Fundação pensa e elabora o design das peças, além de planejar os seus processos construtivos para que elas sejam materializadas, viáveis e utilitárias.

Assim, com o desenho inicial de uma ideia, é feita a prototipagem, seguindo os processos técnicos do vestuário para, então, ser produzido com costureiras parceiras capacitadas.

Sob as práticas transformadoras desse movimento de economia afetiva – que a Fundação tanto acredita – quem faz a ReTrama são costureiras autônomas e cooperativas de costura parceiras – em sua maioria, formada por mulheres – como a Coopergip’s, localizada em Blumenau. Elas desenvolvem os processos de costura, estabelecem os preços e produzem as peças que criamos. Já são mais de 5 anos de parceria!

Em um ciclo virtuoso de trabalho, depois de costuradas, essas peças são disponibilizadas no Museu Hering, em uma espécie de troca.

Quem quiser apoiar o projeto, ou simplesmente gostou da iniciativa e deseja adquirir alguma das peças, pode realizar uma doação que cubra, no mínimo, os custos da produção, levando para casa uma peça especial, resultado de um processo sustentável.

Como a Fundação não possui fins lucrativos, os valores recebidos são reinvestidos para pagar os processos de confecção, e geram uma porcentagem variável, a qual também é investida nos demais projetos sociais apoiados, formando uma rede altamente sustentável.

Até 2022, já foram mais de 3 toneladas de resíduos ressignificados, que geram receita para as cooperativas e dão melhor destino aos resíduos têxteis.

Para minimizar o impacto dos pequenos resíduos – aqueles que não conseguimos gerar produto – contamos com a parceria da Eurofios, que recebe e realiza o processo de desfibragem, reciclando e dando origem a um novo fio ou barbante, que pode ser utilizado em trabalhos artesanais.