Encadeamento Produtivo

Encadeamentos são relacionamentos cooperativos de longo prazo e mutuamente atraentes que se estabelecem entre grandes companhias e pequenas empresas de sua rede de valor. Eles têm como objetivo adequar as pequenas empresas aos requisitos das grandes e facilitar a realização de negócios entre elas, melhorando assim a competitividade!

O programa de Encadeamento Produtivo é uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae que vem desde a década de 1990 movimentando parceiros para capacitar e transformar micro e pequenas empresas.

Tudo começa com a adesão da empresa ao programa, e a partir de um diagnóstico de gestão onde é identificado um gap de competitividade, as empresas recebem um plano de ação com as oportunidades de melhoria do seu negócio! Cursos, visitas técnicas e consultorias são realizados para que as pequenas empresas melhorem o seu desempenho, monitorado por indicadores, afim de relatar as mudanças.

As ações executas a partir de focos estratégicos criam um ambiente propício à inovação e tem impacto na competitividade e sustentabilidade das empresas envolvidas. Os conteúdos abordados são a Qualidade; Produtividade; Redução de Desperdícios; Gestão Financeira, Indicadores de Desempenho; Gestão de Custos; Gestão de Pessoas; Saúde e Segurança; Inovação de tecnologia; Meio ambiente; Flexibilidade; Manutenção.

A realização do programa visa a profissionalização na gestão das empresas, a sinergia entre os empresários da cadeia. Cria -se uma verdadeira rede de compartilhamento e conhecimento, onde a troca de experiências entre as empresas e a identificação de soluções para problemas nutre umas as outras e fortalece a rede!

Para 2018, as consultorias do programa Encadeamento Produtivo pretendem beneficiar 150 empresas distribuídas nos estados de Goiás, Rio Grande do Norte e Santa Catariana, e visam semear a educação empreendedora no campo da moda, ampliando as oportunidades de trabalho e oportunizando a autonomia dos negócios.

Para a Fundação Hermann Hering que acredita na #ModaProNovoMundo e a parceria com Sebrae proporciona uma metodologia que possibilita transformação, mudança de atitude, empreendedorismo e protagonismo de uma extensa rede de pequenas empresas que geram empregos e contribuem para a economia local.

Acompanhe em nossa News mensal o desenvolvimento dessa parceria!

Quer ajudar a Fundação Hermann Hering a promover uma transformação social? Existem várias maneiras de contribuir ou então participar dos nossos projetos, confira: