Círculo de Histórias

Uma história pode mudar nosso jeito de ver o mundo. Assim como nós da Fundação Hering, é nisto que acredita o Museu da Pessoa, nosso mais novo parceiro. O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, com o objetivo de registrar, preservar e transformar histórias de vida em fonte de conhecimento, compreensão e conexão entre pessoas. Conheça melhor eles no vídeo abaixo!

Em nosso eixo Memória e Cultura criamos e fortalecemos projetos que valorizam, constroem e salvaguardam histórias. Agora, somos parceiros do programa Círculo de Histórias, uma iniciativa do Museu da Pessoa em parceira com a Fundação Hermann Hering, e o apoio do Instituto Reciclar e que faz parte do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).

Círculo de Histórias será destinado aos alunos da primeira turma do novo programa do instituto, realizada entre 2018 e início de 2019 pelo e aliado da Fundação Hering. A intensão do Projeto é a de, a partir do nosso olhar para transformação social e empoderamento de jovens para a construção do novo mundo, possibilitar o acesso a uma metodologia premiada criada pelo Museu da Pessoa que escuta, registra e disponibiliza histórias de pessoas. Essa metodologia foi aplicada na produção de todo o acervo do Museu, que conta hoje com mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto, além de cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados, constituindo um importante acervo do patrimônio imaterial cultural e histórico do Brasil e do mundo, pois protege as expressões culturais da sociedade brasileira por meio de histórias de vida.

O programa será dividido em dois momentos:

A primeira é uma etapa de conhecimento, em que a metodologia premiada do Museu da Pessoa, chamada Tecnologia Social da Memória, será transmitida para os alunos. Uma metodologia que já alcançou 70 municípios, 5300 alunos e 1500 organizações sociais e comunidades. Todos eles poderão, a partir disso, serem multiplicadores desse saber tão único e valioso que forma pessoas para a escuta atenta e disseminação de histórias de outras pessoas.

A segunda etapa é de reconhecimento, um momento em que os jovens poderão refletir e contar suas próprias histórias. 10 delas serão registradas no acervo do Museu da Pessoas e estarão disponíveis para todo o mundo.

O Museu da Pessoa entende que registrar a história do Instituto Reciclar como também as narrativas dos jovens atendidos, fomentam um legado cultural e social baseado na diversidade, além de proporcionar para eles uma transformação em suas vidas pessoal e profissional.

Será um processo muito rico e emocionante. Convidamos todos vocês a acompanharem essa trajetória por meio das nossas redes sociais!

Quer ajudar a Fundação Hermann Hering a promover uma transformação social? Existem várias maneiras de contribuir ou então participar dos nossos projetos, confira: