Oficinas Criativas de Soluções

A Fundação acredita no potencial transformador dos jovens e, por isso, aliou-se ao Instituto Reciclar para apoiar e desenvolver o potencial de cada um, visando uma futura colocação no mercado de trabalho!

Em 2018 essa parceria se deu no programa Oficinas Criativas de Soluções, didática que engloba três dimensões – profissional, social e pessoal – para desenvolver e trazer à tona as habilidades socioemocionais e profissionais de cada pessoa, como a criatividade no desenvolvimento de soluções e o trabalho colaborativo, aliando competências técnicas e a capacidade de fazer escolhas que reforcem o objetivo do grupo.

40 jovens participaram das discussões sobre a temática da moda contemporânea, que entre tantos caminhos, aborda – especialmente – a quebra de paradigmas, a inclusão de pessoas e as políticas de sustentabilidade e de empoderamento social.

O projeto ainda se dedicou à preparação dos jovens para o novo mercado da moda, seu futuro mercado de trabalho, que apesar de incerto, já demonstra mudanças significativas em relação ao olhar para o social e o meio ambiente.

O Instituto Reciclar, sediado na comunidade Jaguaré, em São Paulo, foi criado em 1995, quando um grupo de empresários uniu-se em prol de um ideal comum: realizar um programa de formação profissional transformador, que fosse economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Veja o vídeo-manifesto e entenda mais:

O público direto é formado por adolescentes de 15 a 17 anos da região Oeste de São Paulo, que estejam cursando o Ensino Médio na rede pública de ensino.