Queremos abrir nossas portas para que os jovens de hoje entendam o valor da história e das memórias, e se deixem transformar pela responsabilidade que é gerir acervos! Convidamos professores, educadores e estudantes a descobrir os processos participado do encontro Reserva Aberta III: Os bastidores de um museu! O encontro irá abordar a experiência e as praticas do dia a dia do Museu Hering e do Centro de Memória Ingo Hering na gestão de seu acervo.
Nosso acervo é formado por objetos e documentos oriundos do século XIX até os dias de hoje, e um dos nossos maiores desafios é preservar e dar vida a estes materiais, bem como pensar a guarda de acervos contemporâneos. Estamos hoje, escrevendo nossa história para o futuro.
Recentemente, com patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, a fundação vem executando o projeto “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e inventário de documentos do castelinho de Gertrud Gross Hering”, que visa preservar documentos históricos e culturais, relacionados à história local e nacional, que complementam os dados sobre a indústria têxtil no Brasil.
Desde setembro de 2017 estamos trabalhando com a conservação e inventário de documentos com significativo valor histórico para a cidade de Blumenau. As ações de conservação ocorrem em um Laboratório de Conservação e nosso objetivo é mediar uma visita dos participantes ao espaço, para compreender a área na prática!
Vem com a gente, participe da nossa conversa!
Sobre Fundo Municipal de Apoio à Cultura
A Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB), por meio da Fundação Cultural de Blumenau (FCB), contempla projetos culturais com recurso financeiro do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), nas seguintes áreas: Música; Teatro e Circo; Biblioteca, Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Patrimônio Material e Imaterial; Dança; Artes Visuais, Design e Moda; Cinema e Vídeo; Comunicação e Formação em Cultura; Museus e Espaços de Memória, conforme disposto na Lei Complementar nº 904, de 03 de setembro de 2013.
O período do projeto “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e Inventário de documentos do Castelinho de Gertrud Gross Hering”, da Fundação Hermann Hering, é de 25/09/2017 até 25/04/2018.Saiba mais em http://www.fcblu.com.br.