Espaço contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄Patrimônio Cultural (Edição 2019) para conservar esse rico material e fazer com que ele chegue a mais pessoas. Ao todo, já foram higienizados, digitalizados e catalogados 2.400 itens de acervo, que em breve estarão disponíveis para acesso da comunidade em meio digital.
A realização do projeto representa, portanto, uma conquista para todos nós! Hans Broos ultrapassa as definições de arquitetura local e traz à tona um grande expoente da arquitetura moderna brasileira.
Por meio dos itens documentais da coleção Vida e Obra de Hans Broos, é possível estudar a relação do poder público e da comunidade de Blumenau e região com edificações antigas, sua história e religiosidade. Acervos dessa natureza são registros que ajudam a dar significado à própria existência da humanidade e sua relação com o meio habitado.
Estudantes, professores e a sociedade como um todo, podem ter sua trajetória de vida cruzada com a obra de Hans Broos ao frequentar edificações públicas, igrejas, ambientes industriais e residenciais, construídos por esse arquiteto.
As ações do projeto ganham ainda mais relevância quando pensamos na equipe de trabalho envolvida, que garante a qualidade dessa ação. Atuaram no projeto uma museóloga, dois arquitetos e uma pesquisa da obra de Hans Broos, além da coordenação do projeto.
A Thayse Fagundes de Braga, pesquisadora que realizou a documentação do projeto, deixou para gente um depoimento lindo que está postado na página do nosso museu no Instagram (@museuhering). Clique aqui para conhecer um pouco mais desse projeto ouvindo alguém que esteve acompanhando ele de pertinho!