Assim surgiu Alunos Visitando os Museus, um movimento que tem atraído jovens para todos os museus de Blumenau, inclusive o Museu Hering!
Helcio e demais professores do CEDUP Hermann Hering* incentivam os estudantes a ampliar seu repertório. A ideia é fazer com que jovens procurem descobrir memórias e histórias locais em Blumenau e inclusive em outras cidades, por meio da visitação aos museus da região. A cada trimestre os estudantes visitam 4 museus de sua escolha, e em cada espaço devem carimbar um passaporte para confirmar a sua presença no local.
Para nossa satisfação, no primeiro trimestre deste ano a aluna Natalie Dellayla visitou o Museu Hering e nos mandou uma mensagem como descobriu como os irmãos Hermann e Bruno Hering emigraram da Alemanha para Blumenau no Século XIX, como chegaram até aqui, e viu como ao longo do tempo a Cia. Hering foi se desenvolvendo e envolvendo a comunidade.
“É muito legal e muito inspirador. Me senti muito inspirada pela história da indústria e trouxe isso para mim: o museu foi uma coisa muito importante para mim” conta Natalie.
O projeto é uma atividade piloto que está em seu primeiro ano, e já mostra o comprometimento dos alunos com seu passaporte carimbado, gerando resultados qualitativos positivos, especialmente porque em diversos casos as famílias acompanham seus filhos e filhas na descoberta, aproximando a comunidade dos museus locais! Para o próximo ano o projeto continua!
O CEDUP – Centro de Educação Profissional Hermann Hering é uma instituição que oferece Educação Profissional, permitindo ao cidadão o direito de desenvolvimento permanente de aptidões para o trabalho e convívio em sociedade. A instituição possui o ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, uma Formação profissional em nível técnico (Administração / Informática / Mecânica) a partir da 1ª série do Ensino Médio, com duração de 4 anos.
Às vezes alguns estímulos são importantes, e nesse formato de educação não-formal enxergamos potencial de transformar. O projeto Alunos visitando museus representa uma conexão dos jovens com a sua história e a de suas famílias, com o desenvolvimento da cidade em que vivem. Parabéns a professor Helcio e a todos os professores envolvidos nessa iniciativa, e parabéns ao CEDUP pelo apoio à cultura!
Você curtiu? O Museu Hering é aberto a todas as pessoas diariamente, vem conhecer e se inspirar com essa história!