Projeto Vestindo Memórias

Vestindo Memórias é um projeto que conta quantos significados moram nos fios das nossas vestimentas.

Quantas memórias cabem nas peças que vestimos? Quantas pessoas nos vêm à cabeça quando abrimos nosso guarda-roupa e vemos aquela camiseta, aquele vestido, ou um anel, que nos legaram? Foi com essas questões em mente que o Museu da Pessoa, em parceria com a Fundação Hermann Hering, criaram o projeto Vestindo Memórias: Legado e Identidade.

Pois nossas roupas são essenciais para dizer quem somos, quem fomos, quem seremos e de onde viemos. Nessa iniciativa, dez pessoas entrevistadas trouxeram histórias de parentes queridos que já passaram e de relações familiares fortalecidas e recriadas por vestimentas: fios e tecidos que amarram o amor e o carinho entre irmãs e irmãos, pais,
mães e filhos. Vestindo Memórias revela histórias de reconciliação, alegria, encontros e
muita saudade.

O projeto e suas entrevistas podem ser acessados na íntegra através de uma coleção disponível no site do Museu da Pessoa. Cada história recebeu um tratamento especial, gerando um vídeo editado que buscou traduzir o sentido de cada roupa apresentada pelas pessoas. Além disso, um minidocumentário uniu essas dez histórias sob os temas da
vestimenta, memória e legado.

Além dos vídeos e do filme, o Museu da Pessoa produziu um roteiro educativo que busca trabalhar a questão da identidade e das vestimentas em duas abordagens didáticas voltadas para o Ensino Fundamental, Anos Finais e para Ensino Médio, conforme as premissas da BNCC. Assim, são oferecidos aos professores recursos para desenvolver a
temática em sala de aula.

Para encontrar os personagens, o Museu da Pessoa promoveu uma campanha digital pública entre os meses de março e abril de 2023, onde foram recebidas dezenas de mensagens e de histórias que compuseram o projeto – outras, por motivos do escopo da ação e agenda, não puderam ser registradas ainda. “Agradecemos a todos que se
inscreveram na campanha, e esperamos que em algum momento possamos também ouvir essas memórias”, celebra Lucas Torigoe, coordenador de pesquisa do Museu da Pessoa.

Através da metodologia de histórias de vida, o Museu da Pessoa buscou ouvir trajetórias que se entrelaçam com roupas inesquecíveis – dádivas que, agora registradas, ficarão eternizadas. O professor e pesquisador Alexandre Nepomuceno foi um dos entrevistados, que, durante o depoimento, compartilhou:

Eu nunca pensei que essa história fosse também gerar interesse, porque eu acho uma história tão pessoal, tão banal, tão corriqueira, algo tão meu. Mas um casaco nunca é só um casaco. Quando eu o pego de volta ele me leva para minha infância, é um retrato daquela época, do meu pai, de como os homens se vestiam. Olha quantas coisas conectadas numa
peça de roupa só!

Josiane Graziela da Silva, gestora da Fundação Hermann Hering, fala sobre a parceria e sobre os impactos das ações. “A experiência proporcionada pelo projeto Vestindo Memórias tem sido excepcional para a equipe da Fundação Hermann Hering. Desde a primeira reunião de pré-seleção de histórias, ficamos entusiasmados em conhecer os personagens e
seus objetos de carinho. Mais uma vez está sendo comprovado o quanto um objeto de indumentária é guardião de memórias, legados e essência das famílias. Como Fundação, ao preservar uma parte da história da moda brasileira, destacamos uma peça, a camiseta de algodão, que faz parte da história de vida de tantas pessoas do nosso país. Está sendo uma honra acompanhar e participar do projeto.

Eduardo Valente, Gestor de Sustentabilidade do Museu da Pessoa, ressalta sobre o projeto: “A parceria criada para este projeto nos deu a oportunidade de explorar com profundidade um tema que há muito tempo nos instiga: qual o legado que as roupas simbolizam entre as gerações das famílias? Acreditamos ter encontrado algumas respostas e muito mais”. A produção deste projeto foi viabilizada pelo Programa de Apoio à Cultura do Estado de São Paulo (Proac 31896), por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Cia. Hering, apoio da Fundação Hermann Hering e realização do Museu da Pessoa.

Sobre o Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa (www.museudapessoa.org) é um museu virtual e colaborativo fundado em São Paulo em 1991, visando registrar, preservar e transformar histórias de vida de toda e qualquer pessoa em fonte de conhecimento, compreensão e conexão. O Museu da Pessoa conta com um acervo de mais de 18 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e cerca de 60 mil fotos e documentos digitalizados de brasileiros e
brasileiras de todas as regiões, idades, classes e atividades. Desde seu início, sua plataforma virtual contabiliza mais de 2.500.000 acessos únicos. O projeto educativo já alcançou 1455 escolas públicas, impactando mais de 56 mil alunos em 69 municípios do Brasil. O Museu possui 96 livros publicados com mais de 76 mil exemplares distribuídos. Sua sustentabilidade financeira é mantida através do planejamento e produção de mais de 300 projetos de memória desenvolvidos para instituições e empresas.

f
in