Por meio de Oficinas Criativas de soluções, os participantes discutem a temática da moda contemporânea, que entre tantos caminhos, aborda especialmente a quebra deparadigmas, a inclusão de pessoas e as políticas de sustentabilidade e de empoderamento social. O Projeto também se dedica a preparar os jovens para o novo mercado da moda – futuro mercado de trabalho desses jovens, que, apesar de incerto, já demonstra mudanças significativas em relação ao olhar para o social e o meio ambiente.
Nosso publico direto é formado por jovens de 15 a 17 anos da região Oeste de São Paulo, que estão cursando ensino médio na rede pública de ensino. A didática das OCS’s (Oficinas Criativas de Soluções) desenvolve e traz à tona as habilidades socioemocionais e profissionais de cada pessoa como criatividade no desenvolvimento de soluções, o trabalho colaborativo – aliando competências técnicas e a capacidade de fazer escolhas que reforcem o objetivo do grupo. A metodologia utilizada leva os participantes a assumirem o papel de ‘Designer de Desafios’ e, assim como um designer, atuarem aliando equipes, entendendo problemas e ferramentas e desenhando soluções. O desafio leva em conta o planejamento, a disciplina e o prazo de entrega.
A maior transformação nisso tudo, e a que a gente mais se orgulha, é a de levar o jovem de 2018 a se entender como profissional em potencial, questionador e propulsor de ideias criativas cada vez mais necessárias no mundo que está se repensando, reconstruindo, em transformação.
A Fundação Hermann Hering incentiva jovens para que se sintam motivados a participar e a encarar o futuro do mercado empreendedor e da moda, sendo agentes transformadores com visão de negócio e em sintonia com um mundo melhor.