Criado em 2016, com a conclusão do processo de restauro do Edifício da antiga Costura, o Centro de Memória Ingo Hering vai além de um espaço de guarda de objetos antigos! Nesse espaço, preservamos documentos de valor inestimável, além de mantermos um laboratório de conservação, onde são realizadas técnicas de higienização.
Hoje, estamos atuando mais próximos da comunidade, realizando pela primeira vez, cursos de conservação! Em maio de 2019 concluiremos o nosso primeiro clico de capacitações, composto por três oficinas de preservação de documentos. Nosso laboratório de conservação é o palco desses encontros, que reúne museólogos, acadêmicos e profissionais de museus de diversas regiões do estado. Essas oficinas, são resultado do projeto: “Capacitações de Conservação de Acervos Documentais, Têxteis e Fotográficos”, patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, em parceria com Fernanda Sasse e a Fundação Educacional Barriga Verde – FEBAVE.
Além disso, a recente premiação recebida pelo Instituto Brasileiro de Museus têm nos permitido avançar passos a cada dia. Recentemente 5 mil documentos deram o start no nosso banco de dados, que preserva as informações específicas de cada objeto e facilita o acesso à pesquisa!
O Centro de Memória abriga mais de 35 mil itens como fotografias, documentos e peças de roupas. Estes acervos que contam a história e trajetória de uma das primeiras indústrias têxteis criadas em Santa Catarina, propõem também significado à imigração no Sul do país, ao desenvolvimento do Brasil colonial, à história de sua industrialização, à transformação do vestuário básico do brasileiro!
Nossa missão é compartilhar nosso trabalho sério com a comunidade! Temos realizado visitas técnicas em nosso espaço, aproximado estudantes desse mundo que para eles é novidade!
Acompanhe a gente de perto!