Nos próximos dias o Museu Hering – SC ficará um pouco mais movimentado! A instituição – criada em 2010 pela Fundação Hermann Hering – para retratar um pouco da história de uma empresa centenária no ramo têxtil e de uma das marcas mais populares do Brasil, participa de mais uma edição da Semana Nacional de Museus, acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus e outras instituições culturais brasileiras desenvolvem uma programação especial para o período!
Nesta 17ª edição, o tema central é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições” e o Museu Hering vai abordar em sua exposição a relação das pessoas com a Costura. De uns tempos para cá, a costura foi de certa forma perdendo o espaço de antes… Com olhares para a indústria 4.0 que anuncia a robotização dos processos, a costura tende a deixar de ser algo manual e feito por pessoas. Neste ponto, o espaço se propõe a pensar o que se ganha e o que se perde nessa transição.
Para esta semana especial, a programação conta com a exibição diária do documentário “A Costura do Tempo”, com dados, imagens, informações e muita curiosidade cultural sobre essa profissão que existe há mais de séculos, para assim, revelar a manualidade do processo de costura. E ainda, acervos compõem a exposição temporária “A Construção de uma Camiseta”, que aborda a os processos realizados pela engenharia de produto da Cia. Hering para a criação destas peças ícones de uma das marcas mais populares do Brasil.
Ocupando uma das edificações do conjunto arquitetônico histórico da unidade matriz da Cia. Hering, indústria têxtil centenária do Brasil, o Museu Hering já recebeu mais de 140 mil pessoas em seus 9 anos de atividades. A casa, edificada no final do século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina, foi construída através da técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes europeus, cujos exemplares formam a identidade cultural e patrimonial da região. A exposição permanente ‘Tempo ao Tempo’ narra a história e trajetória de uma das primeiras indústrias têxteis criadas no Estado e propõem também significado à imigração no Sul do país, ao desenvolvimento do Brasil colonial, à história de sua industrialização e à transformação do vestuário básico do brasileiro.
O Museu também apresenta uma agenda que reúne atividades de lazer e entretenimento, com oficinas criativas para a comunidade e visitantes. Vivências de yoga, dança, meditação e encontros que carregam também o propósito da Fundação Hermann Hering – responsável pelo Museu: desenhar e colaborar na construção da moda do futuro, reunindo pensamentos a respeito de questões como upcycling, resíduos, sustentabilidade e consumo. O Centro de Memórias Ingo Hering, outra inciativa da Fundação, preserva mais de 35 mil relacionados à história da Companhia, da moda e do empreendedorismo no Brasil.
NÃO FIQUE DE FORA DESSE EVENTO NACIONAL!
VAMOS JUNTOS?
PROGRAMAÇÃO: de 13 a 18 de maio
Exibição diária do Documentário “A Costura do Tempo”, produzido em 2012 com Direção de Kátia Klock e produção de Mauricio Venturi, Lícia Brancher, Zuca Campagna. Duração 41min26s.
Exposição temporária “A Construção de uma Camiseta”, que aborda a os processos realizados pela engenharia de produto da Cia. Hering para a criação destas peças ícones de uma das marcas mais populares do Brasil.