Fundação Hermann Hering

Minidoc. Bastidores da nossa História

Em 2018, a Fundação Hermann Hering conquistou o Prêmio de Modernização de Museus, uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, que reconhece ações de grande contribuição para a sociedade

Com o projeto de criação do Centro de Memória Ingo Hering, há cerca de três anos nos apropriamos de uma edificação de 1920, que foi restaurada para abrigar, preservar e comunicar a história por meio de documentos antigos e contemporâneos.

Após oito meses de intenso trabalho, um vídeo sobre a preservação de acervos e a gestão de coleções histórico-contemporâneas será lançado ao público! Mais do que um relato, a produção traz luz a importância da memória das pessoas, e visa inspirar expectadores a vivenciarem os museus! CONFIRA:

 

 

 

Em nosso plano de trabalho tivemos como principal objetivo realizar a digitalização, catalogação e indexação de 5 mil itens de acervos no software Multiacervo. Contudo, os resultados do trabalho realizado nos últimos oito meses não representam apenas números e o alcance das metas desejadas; apresentam também o legado e a continuidade das ações empreendidas, transformadas em rotinas de trabalho permanentes.

Este imensurável resultado terá continuidade: com o valor da premiação foi possível a aquisição de um software e equipamentos de digitalização que serão utilizados por tempo indeterminado. Também é válido frisar que o trabalho desenvolvido impulsionou a elaboração de uma política interna, com diretrizes para a aquisição, descarte e cessão de acervos.

 

O vídeo “Bastidores da nossa história” –  uma produção da Apneia Filmes – documenta os processos de preservação e conservação preventiva de acervos. Esse vídeo é um produto cultural do projeto e  poderá servir de inspiração para outras instituições de salvaguarda e, de modo ainda mais especial, irá inspirar projetos futuros, executados pela equipe da Fundação Hermann Hering.

Compartilhar:
f
in