Unir pessoas e impulsionar a revolução para mudar radicalmente como as roupas são produzidas e consumidas, para que elas sejam feitas de maneira segura, limpa e justa, através da conscientização, mobilização e educação.
A Semana Fashion Revolution 2019 aconteceu entre os dias 22 e 28 de abril. Nós da Fundação Hering, representados por Daniel Knop, do nosso time de Comunicação e Projetos, começamos a movimentação na terça-feira (23 de abril) em um talk super especial em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Gaspar, ao lado da nossa amiga Ana Sievert. O encontro trouxe o tema “Desafio das sobras na indústria têxtil”, discutindo uma abordagem sobre a sobra inerente aos negócios de moda. Foi muito bonito ver um auditório cheio de jovens com tantas ideias e vontade de transformar a nossa indústria! Com a gente esteve também Rafaela Carl, uma grande companheira nessa jornada dentro da Cia Hering Carreiras. Para o presidente do IBRAM, Marcelo Araujo, “Representa a retomada de uma iniciativa importantíssima que responde à Política Nacional de Museus e oferece uma oportunidade de consolidação para as instituições museológicas brasileiras”.
No dia 25 de abril, continuamos nossa movimentação no Museu Hering com dois TALKS, apresentados pelo Tiago Santos e Pedro Schmitt, que trouxeram os temas Empreendedorismo Consciente e A Cadeia da Moda, respectivamente. Foi um encontro incrível, falamos sobre os novos caminhos importantes para a moda, recebemos amigos, parceiros e interessados no assunto para uma troca de saberes.
Os alunos do IFSC promovem na faculdade um brechó com peças usadas, e customizaram várias peças doadas pela Cia. Hering para uma ação final chamada Guarda-roupas Afetivo, que fechaou a Semana Fashion Revolution com chave de ouro. O troca troca de roupas aconteceu no sábado, 27 de abril, no Museu Hering. A ideia era trazer uma peça de roupa especial mas que você não usa mais, e fazer essa energia circular trocando por outra peça customizada, que passou pelas mãos de alguém.