Ladislav e sua equipe conheceram os prédios projetados por Hans Broos e tiveram acesso à documentação salvaguardada pela Fundação Hermann Hering no Centro de Memória Ingo Hering. Fotografias, plantas e recortes de jornais acessados certamente irão promover inteligibilidade sobre a vida e obra de Hans Broos.
O diretor nasceu em Presov, mesma região de Hans Broos , e sua formação aconteceu na cidade de Praga, onde trabalha atualmente, produzindo documentários de personalidades históricas e também relacionados a arte, especialmente música e arquitetura. Foi também em Praga que o arquiteto Hans Broos iniciou seus estudos de arquitetura e os quais foram interrompidos com o início da 2° Guerra Mundial.
Hans Broos teve uma importante atuação para o cenário brasileiro. Sua obra enquadra-se no Movimento Moderno pós-Segunda Guerra, em que se evidencia uma desilusão em relação à confiança desmedida na razão, e conceitos como racionalismo, história e natureza são profundamente modificados.
O arquiteto tem profunda ligação e importância para a Cia. Hering, projetando suas principais plantas produtivas. No projeto do Complexo da Matriz (1968-1975) foi encomendado ao arquiteto a construção de vários edifícios fabris a serem construídos em um vale estreito e cercado por morros, junto a alguns edifícios remanescentes com características tradicionais da imigração alemã que datavam da época de fundação da empresa. Estas eram apenas algumas das especificidades que envolveram o projeto. O resultado que o arquiteto propôs foi uma convivência harmoniosa entre os antigos e os novos edifícios.
Ter o legado deste mestre da arquitetura é uma honra e um privilégio para nós. Em 2011 o Museu Hering recebeu orgulhosamente a visita de Broos aos seus 90 anos de idade certamente imerso em memórias de um período inesquecível.
Confira as fotos da visita do diretor.