A exposição Um novo tempo foi construída de forma colaborativa em 2020, com abertura em março de 2021.
A nova exposição do Museu Hering “Um novo tempo”, cuja curadoria e expografia foram desenvolvidas colaborativamente, sob a coordenação de Coral Michelin, destacou a estreita ligação entre a Marca Hering e o espírito do tempo, ou “Zeitgeist” – termo alemão surgido em meados do século XVIII, que concebe a cultura e os acontecimentos de uma época advindos de um “espírito do tempo”, ou seja, possíveis ou existentes em decorrência de um “terreno fértil” e propício que garantiriam a sua existência, tonalizando com características específicas de toda uma época.
Desde a sua fundação e nesses seus primeiros 141 anos de existência, a Hering fez parte – e estampou em suas camisetas – a cultura e a sociedade brasileira, de modo que acompanhar o desenvolvimento da empresa é também apreender os espíritos dos séculos XIX, XX e XXI. Uma empresa construída a muitas mãos, que divide e estende o senso de comunidade com todo o país ao oferecer o que poderíamos denominar a indumentária básica de todo brasileiro, do uniforme escolar ao uniforme esportivo, da camiseta básica à camiseta ativista.
Nesse sentido é possível, através da história da construção da empresa Hering, ver refletida toda uma narrativa histórica que envolve a Alemanha do século XIX e os primeiros movimentos migratórios para o Brasil. Além disso, todo o pioneirismo da industrialização e as relações de trabalho desde a fundação da cidade de Blumenau em 1850.
Destacou-se também o desenvolvimento tecnológico ligado à indústria têxtil, anunciando um novo século de aprimoramento, a influência da moda e seus impactos sobre a sociedade, o protagonismo feminino na história da Hering e, portanto, na indústria têxtil brasileira, além da promoção do desenvolvimento cultural e criativo na cidade de Blumenau através do fomento às artes, sua relação com a arquitetura, do protagonismo criativo que envolve a moda, o design, a publicidade e a propaganda.
Todo o retrato de uma época, alicerçado e marcado pela consciência e responsabilidade ambiental, social e patrimonial da empresa, que acredita colaborar, assim, para a construção coletiva de um futuro mais sustentável e digno para a nossa sociedade.