Quem passeia pelo Vale do Itajaí – SC pode observar diversas casas de tijolinhos e madeiras pretas cruzadas, formando sua estrutura.
O “Enxaimel” é o estilo arquitetônico queridinho de Blumenau e ajuda a formar a identidade com traços germânicos na cidade.
Ele está presente em diversos edifícios e casas, especialmente na rua XV e nos bairros mais afastados, como Vila Itoupava.
Tecnicamente, a arquitetura enxaimel consiste no travejamento de vigas maciças de madeira.
As vigas são encaixadas entre si nos sentidos vertical, horizontal ou inclinado – reforçando a solidez da estrutura – e o preenchimento dos espaços pode ser realizado com taipa, pedra ou tijolos.
Como são vigas de madeira, montadas e encaixadas com tarugos (pregos de madeira), é possível desmontar e remontar a casa em um novo lugar.
A casa que hoje sedia o museu foi construída no final do século XIX fez parte da vila operária.
Seus usos variaram entre hospedaria e refeitório e, nos anos posteriores, banco e sede do setor de Proteção contra o Incêndio.
Mais do que um espaço físico, aqui sempre contamos muitas histórias!
Nos anos 2000 foi realizado um grande restauro, que desmontou e remontou a casa completamente, preservando as suas características originais.
Foi o início de um processo longo que a partir de 2010 passou a sediar o Museu Hering!
Somente nestes 8 anos, mais de 100 mil pessoas passaram pelo espaço e descobriram nossas histórias.
Nesse processo de construção da identidade do Museu Hering, criamos uma “tipografia” ou “fonte” gráfica que homenageia o estilo – a fonte tipográfica Enxaimel Type.
E sabia que qualquer pessoa pode fazer o download desse material e utilizá-lo?
Basta baixar clicando AQUI
Bom proveito! 🙂