Fundação Hermann Hering

Vem ver como as embalagens protegem nossos acervos!

Todo documento exige um cuidado especial… Muitas vezes não nos damos conta que o acondicionamento adequado de cada tipo de acervo é imprescindível para a preservação da história! As embalagens são barreiras físicas, que auxiliam no prolongamento e existência de cada item, tornando-o um documento histórico com qualidade de informação!

Com o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, estamos ampliando as ações de preservação de documentos, relacionados à história de Blumenau e região; simultaneamente, também estamos desenvolvendo novas técnicas de preservação em nosso Centro de Memórias!

Diariamente, desenvolvemos materiais personalizados que irão conservar, de forma preventiva, documentos constituídos com suporte de papel, tecido e material fotográfico. Estas embalagens por si só garantem a preservação de suas características originais e impedem possíveis ataques biológicos (fungos, insetos, etc.).

Para cada material é necessária uma interpretação diferente e um cuidado especial. As peças de roupas, por exemplo, precisam ser armazenadas em posição horizontal, para que não se deformem em cabides. Os papéis antigos, devem ser armazenados em envelopes cuja composição é livre de ácidos. Essas embalagens são ainda armazenadas em caixas, arquivo ou mapotecas; as fotografias recebem uma “jaqueta” de poliéster, que previne a imagem da ocorrência de acidez e evita o contato de sujidades, existentes em nossas mãos, por exemplo.

Durante estes cinco meses que se passaram desde o início do projeto FMAC, nós produzimos 3.200 embalagens que já estão protegendo nosso acervo histórico, guardando nossas memórias e objetos, para que no futuro ainda estejam aqui. Nosso trabalho nunca termina: o acervo é constantemente monitorado e pesquisado!

Saiba mais sobre o FMAC