Fundação Hermann Hering

Tintas Hering

A fábrica e comércio de Tintas Hering, foi criada em 1886, na cidade de Blumenau, pelo pintor Paul Hering. O empreendimento nasceu para suprir uma demanda local (e também pessoal de seu fundador) por tintas de qualidade. Mas apesar desse objetivo particular, essa foi a primeira empresa do gênero no Brasil. 

Tradução livre: Comércio de Tintas Especiais de Paul Hering. Grande estoque de tintas a óleo de tela, esmalte, óleo de Terpentina, tintas naturais e químicas, giz, pincéis, materiais diversos, etc. Se aceita devolução e reaproveitamento de latas vazias de tintas a preços inferiores. Preços especiais para comerciantes em grandes volumes. Fonte: SCHMIDT-GERLACH, Gilberto. Colônia Blumenau no sul do Brasil. 

Paul Hering (1861 – 1942) estudou na Escola de Belas Artes Real de Roma. Conforme homenagem prestada pelo Museu de artes de Blumenau (MAB), foi um ícone da pintura na década de 1920. No Brasil, trabalhou com pintura e ornamentos artísticos em diversas construções do estado de Santa Catarina, podendo-se citar o interior das Igrejas Matriz de Blumenau e Itajaí, do Teatro de Brusque e Palácio do Governo Estadual em Florianópolis. 

Justamente por sua dedicação ao trabalho artístico, a administração da fábrica de tintas ficou a cargo de Charlotte Kegel, esposa de Paul, com quem o mesmo teve sete filhos. 

Apesar da relevância reconhecida à obra de Paul Hering, temos preservado em nosso acervo poucas de suas produções artísticas. O mesmo pode ser mencionado sobre a história da fábrica de tintas Hering.