O artigo “A sociedade Teatral Frohsinn” de Nanny Hering Poethig, publicado no livro Centenário de Blumenau (1850 – 1950) dá nome aos membros da diretoria, elenco principal e resume as principais ações desenvolvidas pela instituição até a primeira metade do século XX.
De acordo com o artigo de Nanny, as bases da sociedade teatral tiveram início na década de 1870, junto à Sociedade de Atiradores de Blumenau, com a ampliação de sua estrutura e construção de um palco para as encenações e apresentações musicais.
A denominação Sociedade Teatral “Frohsinn” foi atribuída somente em 1885. Uma década depois, em 1895, adquiriu-se um terreno na Rua das Palmeiras para construção de uma sede própria:
Na década de 1930 ocorreu a fusão do Froshinn com o Clube Musical, sob a denominação “Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes”. Nesse período os esforços foram voltados para a construção da atual sede, localizada na Rua XV de novembro, concluída em 1939:
A começar por Nanny Hering, que atou na administração, diversos membros de sua família tem o nome registrado na história do primeiro teatro de Blumenau. Bruno, Hermann, Minna e seus filhos (que são respectivamente o tio, o pai, a mãe e os irmãos de Nanny), foram sócios e membros do elenco do teatro.
E para além de iniciativas pessoais em prol da sociedade, a própria Cia. Hering realizou a compra e doação do terreno para a construção da atual sede do Teatro Carlos Gomes. Nesse contexto, o nome de Curt Hering será certamente lembrado, pois nessa época ele exercia o cargo de diretor presidente da Cia. Hering e, de forma simultânea, a presidência da sociedade teatral. Seu desempenho foi homenageado em 1949, com a criação do Conservatório de Música “Curt Hering”.
Dieter Hering, traçou um caminho semelhante ao do seu avô, Curt Hering. Diretor da Cia. Hering, igualmente ocupou a cadeira de presidente do teatro Carlos Gomes. Foi eleito por unanimidade em 1970 e durante sua gestão, destaca-se a criação da Orquestra de Câmara em 1981 e a realização de intervenções de restauro na estrutura da sede entre os anos de 1988 e 1989.
Durante o tempo em que Dieter Hering esteve à frente do teatro Carlos Gomes a Cia. Hering foi presidida por (seu pai) Ingo Hering e a partir de 1989, (por seu irmão) Ivo Hering. Em oportunidades diferentes, a empresa concedeu doações ao teatro, começando pela doação do primeiro piano de cauda para concerto, na década de 1970. A aquisição do segundo (e atual) piano, de diversos outros instrumentos musicais e outras formas de apoio financeiro, foram aportadas pela Cia. Hering via Lei de incentivo à cultura ou com recursos próprios da Fundação Hermann Hering.
Para ter acesso ao artigo de Nanny, clique aqui