Com o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau*, estamos recuperando importantes documentos que revelam a história da cidade e região, remontando ao período da imigração alemã no Sul do Brasil e de personagens dessa história.
Os imigrantes que chegaram em Blumenau (entre o final do século XIX e início do século XX), contribuíram de forma significativa para constituição das primeiras instituições culturais, escolas e hospitais. Johanna Hering, integrante da família fundadora da Cia. Hering teve importante participação na construção na primeira maternidade de Blumenau: Johanna doou o terreno para o prédio ser construído, e em sua homenagem, o espaço foi chamado de ‘Johannastiff’.
Filha de Hermann e Minna Hering, Johanna Helene Hering nasceu em 30/09/1967 em Hartha, na Alemanha. Imigrou para o Brasil aos 13 anos, nos primeiros anos em Blumenau trabalhou com suas irmãs no estabelecimento da empresa da família, a Cia. Hering, costurando muitas dúzias de camisetas por dia.
Recentemente, recebemos e realizamos em nosso laboratório de conservação o tratamento da planta arquitetônica deste local, datada do ano de 1949, proposta pela Sociedade Evangélica das Senhoras de Blumenau. O desenho revela os detalhes das instalações do prédio, como sala de cirurgias, berçário, e quartos. A planta apresenta bom estado de conservação, foi higienizada com pincéis denominados trinchas, e encontra-se em processo de planificação, para serem amenizadas as marcas de dobras.
Posteriormente será guardada em uma embalagem própria e armazenada em um gaveteiro especial para documentos de grandes dimensões. No futuro, poderá ser acessada e pesquisada por pesquisadores interessados.
*Sobre Fundo Municipal de Apoio à Cultura: A Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB), por meio da Fundação Cultural de Blumenau (FCB), contempla projetos culturais com recurso financeiro do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), nas seguintes áreas: Música; Teatro e Circo; Biblioteca, Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Patrimônio Material e Imaterial; Dança; Artes Visuais, Design e Moda; Cinema e Vídeo; Comunicação e Formação em Cultura; Museus e Espaços de Memória, conforme disposto na Lei Complementar nº 904, de 03 de setembro de 2013.
O período do projeto “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e Inventário de documentos do Castelinho de Gertrud Gross Hering”, da Fundação Hermann Hering, é de 25/09/2017 até 25/04/2018.Saiba mais em http://www.fcblu.com.br.