Desde 2013, a campanha vem estimular a reflexão sobre: #QuemFezMinhasRoupas, como uma forma de propor uma indústria da moda mais transparente e ética. Este ano, também falamos sobre #DoQueSaoFeitasMinhasRoupas !
Seguindo temas como consumo, composição das roupas, condições de trabalho e ações coletivas pela transformação na moda, nós, preparamos os seguintes talks especiais!
“Que tipo de moda estamos querendo? Que mundo é esse que queremos imaginar?” estas foram as reflexões sobre a Economia Afetiva, compartilhadas por Jackson Araújo (comunicólogo, consultor criativo), uma grande inspiração para todos nós. Jackson trouxe um pouco da sua visão sobre a moda pro novo mundo que acontece no agora, em uma transformação socioambiental.
Além disso, mais dois talks vieram à tona: a conversa Retrama & a ressignificação do que antes era descarte (apresentado pela Raphaela Andrade e Daniel Knop – conheça o projeto AQUI), revelando como o projeto Retrama espelhou-se no projeto Trama Afetiva, e começou a ser traçado em nosso espaço. De lá para cá foram inúmeros aprendizados sobre se debruçar sobre os resíduos têxteis, e prototipar um processo e uma inteligência de produto com lógica circular.
E para fechar nossa programação especial teve uma conversa da nossa gestora Amelia Malheiros com o consultor de impacto social Qiah Salla em um bate papo sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e seu papel na Moda pro novo mundo. A fundação recentemente passou a ser signatária do movimento ODS SC, SAIBA MAIS AQUI!
Este ano, seguindo a determinação do Ministério da Saúde Federal e do Governo do Estado local, para conter a disseminação do Covid-19, o Fashion Revolution foi totalmente digital, prezando pela segurança e pela vida das pessoas.
Foi lindo! Esperamos que estes conteúdos possam marcar você também! Todos os vídeos estão acessíveis no IGTV do Instagram @fundacaohermannhering.