Fundação Hermann Hering

Trama Afetiva 2019 prototipa ecomatéria

A Trama Afetiva 2019 assume o formato de festival multicultural, que estabelece discussões importantes e traz como legado representatividade social e de gênero dentro dos processos criativo, produtivo e de consumo.

Para o diretor criativo do evento, Jackson Araujo “mobilizar pessoas em torno da sustentabilidade é uma forma de reafirmar que a moda não é mais sobre roupas, mas sim sobre pessoas. Conectamos de pequenos coletivos a grandes marcas e ações para fortalecer a ideia da formação de uma rede de pessoas que conectam pessoas para potencializar as transformações socioambientais”.

Sob o tema “Um novo passo rumo à Economia Circular”, 13 profissionais previamente selecionados de várias regiões brasileiras participaram de uma imersão sensorial e criativa e foram desafiados a trabalhar colaborativamente com uma “ecomatéria” – denominada Feltro Afetivo. A partir da desfibração de peças de roupa que retornam por motivo de trocas realizadas nas lojas da Cia. Hering, a matéria foi submetida a um novo processo de tecelagem industrial com a tecnologia da empresa paulista Feltros Santa Fé.

“Indústria Regenerativa & Respeito com o meio ambiente” – esse é o propósito que a Santa Fé compartilha numa especial parceria com a Cia Hering pra contribuir com a Trama Afetiva.

 

Segundo o CEO da Santa Fé, Luciano Amado: “Sustentabilidade não é só um valor que defendemos, é a BASE de produção da nossa empresa. Tiramos 41 milhões de PETs/mês do lixo, transformamos em mais de 700 variações de feltros que são usados por universo de artesãs que já somam 14 milhões. Mas nossa meta não para aí. Queremos agora ensinar que, quando aquele artesanato e/ou objeto feito com nosso feltro não tiver mais função, ele pode ser usado como base pra plantas e jardins. Chamamos isso de CIRCULO VIRTUOSO: do lixo até o verde. E assim contribuir para desplastificar o mundo e não devolver mais nada pro lixo.”

 

“Esse novo feltro é reciclado e reciclável por até duas vezes antes de virar material para a construção de jardins verticais”, diz Luciano Amado, diretor comercial da Feltros Santa Fé, responsável e idealizador do processo que está apoiado em cinco pilares, que estamos chamando de 5R: reduzir, recuperar, reutilizar, reaproveitar e realocar”,

Produtos

Sob a mentoria dos designers-tutores Patrícia Centurion, Eduardo Borém, Itiana Pasetti e Jorge Feitosa (ex-trameirxs participantes de edições anteriores que retornaram ao projeto como tutores), e processo de costura realizado pelo grupo produtivo Cardume de Mães, foram desenvolvidos 30 produtos com design justo e sustentável. Entre utilitários como bolsas e mochilas, casacos porta-acessórios e demais objetos decorativos e artísticos, a coleção Jardim Suspenso fala sobre um lugar de aconchego, acolhimento, de toque. Um convite à interação com o outro!

Compartilhar:
f
in