Fundação Hermann Hering

Lançamento do livro – Hans Broos – Memória de uma arquitetura acontece no Museu Hering em Outubro. Participe!

Hans Broos: memória de uma arquitetura é o primeiro livro sobre o arquiteto, um dos expoentes da arquitetura moderna brasileira.

A publicação é resultado do projeto cultural de mesmo nome, aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo – PROAC – e patrocinado pela Companhia Hering.

O projeto cultural teve a benção do próprio Hans Broos, ainda em 2008, quando estava sendo formulado.

A autoria do livro é de André Luís de Lima, Guilherme Freitas Grad e João Serraglio.

Apresenta prefácio de Luiz Eduardo Fontoura Teixeira e posfácio de Bernardo Brasil Bielschowsky. O projeto gráfico tem co-autoria de Tina Merz.

 

O livro apresenta como intenção maior o resgate – ou o não esmaecimento – da memória da atuação profissional do arquiteto em suas mais de cinco décadas de carreira.

Não se trata de uma publicação definitiva ou de completa abrangência, mas sim um atlas da memória que ajude a abrir caminhos para outros estudos sobre Hans Broos.

 

Nascido na Eslováquia em 1921, o arquiteto Hans Broos iniciou sua carreira no Brasil em 1953, após diplomar-se na Alemanha em 1949.

Sua curta carreira europeia foi marcada pela reconstrução da Alemanha, quando trabalhou ao lado do arquiteto Egon Eiermann, sendo seu assistente na Universidade Técnica de Karlsruhe.

Nesse período, Broos teve contato com Le Corbusier e seus preceitos da arquitetura moderna.

Desde o princípio alinhado aos arquitetos do movimento moderno, Broos desenvolveu seus primeiros trabalhos em Blumenau e Florianópolis, em Santa Catarina, longe dos grandes centros brasileiros.

Ao longo de sua vida profissional, o arquiteto sempre se debruçou sobre diversos tipos de programa: do residencial ao industrial, passando pelo religioso, pelo comercial e pelo social ao longo de mais de 50 anos de carreira e cerca de 400 projetos.

Destes, aproximadamente 100 foram executados em vários estados como Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Goiás. O arquiteto faleceu em 2011.

O livro, bilíngue português-inglês, foi encaminhado gratuitamente para bibliotecas, entidades, instituições ligadas ao estudo e à preservação da arquitetura, profissionais da área e cursos de arquitetura e urbanismo de todos os estados do Brasil e de outros países e continentes. Também está disponível para venda.

 

O lançamento se dará no SIM – Seminário Interdisciplinar em Museologia do Museu Hering, evento a ser realizado pela Fundação Hermann Hering em Blumenau, SC, que acontecerá no dia 10/10 do corrente ano, data em que Hans Broos completaria 97 anos.

 

—————————————————————————————————

 

Contato para informações sobre o livro:

Podem ser obtidas diretamente com os autores:

André Luís de Lima – itu_delima@yahoo.com

Guilherme Freitas Grad – tela@protonmail.ch

João Serraglio – joao@loto.arq.br

 

—————————————————————————————————

 

Contato para informações sobre o evento de lançamento:

Fundação Hermann Hering – (47) 3321-3340 / 3352

Site do evento: bit.ly/SIMinscricoes

 

—————————————————————————————————

 

Ficha técnica do livro:

Autoria e edição: André Luís de Lima, Guilherme Freitas Grad e João Serraglio.

Prefácio: Luiz Eduardo Fontoura Teixeira.

Posfácio: Bernardo Brasil Bielschowsky.

Projeto gráfico: Guilherme Freitas Grad, João Serraglio e Tina Merz.

Edição do autor. São Paulo, 2018.

Número de páginas: 192.

Número de imagens: 358.

Formato fechado: 25x40cm.

Miolo impresso em papel Offset 120g/m2.

Capa dura em papelão com baixo relevo.

4a capa em papelão com serigrafia.

Lombada com costura aparente.

Impresso na gráfica Pancrom.

 

—————————————————————————————————

 

Sobre os autores/editores do livro:

André Luís de Lima

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2006).

Mestre em Tecnologia da Arquitetura pela Universidade de São Paulo (FAUUSP; USP, 2014). Dissertação de Mestrado: “Imagens da cidade: a evolução urbana de Itu através da fotografia”.

 

Guilherme Freitas Grad

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2004).

Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGAU-Cidade, UFSC, 2007). Dissertação de Mestrado: “Arte pública e paisagem urbana de Florianópolis, SC, Brasil”.

 

João Serraglio

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2009).

Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de  Santa Catarina (PGAU-Cidade, UFSC, 2012). Dissertação de Mestrado: “O som das serras: paisagem e arquivo em Três Barras – SC”.

 

—————————————————————————————————

 

Autor do prefácio:

Luiz Eduardo Fontoura Teixeira

Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1978).

Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano” pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGG; UFSC, 2002). Dissertação de Mestrado: “Espaços Públicos da Orla Marítima do Centro Histórico de Florianópolis: O Lugar do Mercado”.

Doutorado em Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo pela Universidade de São Paulo (IAU; USP- São Carlos, 2009). Tese de Doutoramento: “Arquitetura e Cidade: A Modernidade (Possível) em Florianópolis, SC, 1930-1960”.

 

Autor do posfácio:

Bernardo Brasil Bielschowski

Arquiteto e urbanista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2003).

Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (PGAU-Cidade; UFSC, 2009). Dissertação de Mestrado: “Patrimônio Industrial e Memória Urbana em Blumenau/SC”.

Doutor em Desenvolvimento Regional e Urbano – Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGG; UFSC, 2017). Tese de Doutoramento: “Paisagens Urbanas em Áreas Centrais. Políticas Municipais, Preservação Patrimonial e Espaços Públicos em Blumenau/SC”.

 

Co-autora do projeto gráfico:

Tina Merz

Bacharel em Design com habilitação em Design Gráfico pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2012).

Mestranda em Artes Visuais na linha Processos Artísticos Contemporâneos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Compartilhar:
f
in