Estas camisetas podem se transformar em acervo e completar a nossa história. Só depende de você!
Doe sua camiseta e eternize a memória da peça!
Confira a lista das camisetas que estamos caçando, se você tiver alguma e quiser doar para o Museu, entregue a peça na área de Gestão de Pessoas da sua Unidade.
Faça parte, vem com a gente!
Camisetas esporte das décadas de 1940, 1950 e 1960
São camisetas listradas, com cores de time de futebol (locais ou nacionais). As peças apresentam apenas duas cores. Mas, atenção, a Hering ainda não produzia camisetas estampadas nesse período! O próprio fio da malha era tingido e a troca das linhas, durante o processo de tecelagem é que dava o efeito listrado da peça. É possível identificar esse processo na própria peça, esticando o tecido na emenda das cores. O período das peças poderá ser comprovado na etiqueta, pela razão social “Indústria Têxtil Cia. Hering” e pelo modelo antigo da logo dos dois peixes.
Camisetas da década de 1970
Ajude-nos a encontrar dois diferentes modelos de camisetas:
1) Camisetas customizadas. Peças pintadas a mão, com o conjunto Hering de Criatividade*.
*O conjunto Hering de criatividade era um Kit contendo camiseta, pincel e tinta para tecido. A proposta era a utilização da camiseta para liberdade de expressão dos jovens.
2) Camisetas estampadas. As primeiras camisetas estampadas da marca Hering foram desenvolvidas em 1976. As peças desse período são identificadas pelo formato da logo dos dois peixes (e razão social Industria Têxtil Cia. Hering).
Camiseta campanha da Constituinte de 1986
“Constituinte” é o nome que se deu à mobilização popular, que objetivava a elaboração de uma nova Constituição, após o regime militar no Brasil. Essa campanha deu origem a “Constituição de 1988” (atual Constituição do país). Essa camiseta pode ser identificada pela estampa frontal, com as cores verde e amarelo e também pela frase: “Constituinte a expressão de uma nação”.
Multiclubes
Camisetas com estampas de diversos clubes de futebol existentes no país, via contrato de licenciamento indireto com a marca Hering. As camisetas multiclubes (lisas ou listradas com as cores do time) podem ser identificadas pelo símbolo do clube de futebol – localizado no lado esquerdo do peito.
Superclubes
Camisetas com estampas de times de futebol existentes no Brasil. Essa campanha foi lançada em 1982 e teve grande repercussão no país, pois teve como “garoto” propaganda o jogador Falcão (que na época era capitão da seleção brasileira). Você pode comprovar o período dessa camiseta pelo símbolo do clube de futebol, estampado no lado esquerdo do peito e pela logo “Superclubes”.
Grandes clubes
Camisetas estampadas com símbolos de grandes clubes de futebol do país. As camisetas podem ser identificadas pelas estampas diferenciadas na peça, que faziam referência aos times de futebol.
Camisetas com estampas de ícones do cinema dos anos 1950
Camisetas brancas, com estampas dos personagens James Deam e Marilym Monroe. A campanha com essas estampas foi desenvolvida em 1987 e pretendia atingir o público jovem. É dessa época a assinatura “Camiseta Hering é juventude sempre”. Você pode identificar essas camisetas pela estampa com o rosto de James Deam e Marilym Monroe.
S.O.S Mata Atlântica
Camiseta estampada em 1988, por meio de um convênio com a Fundação S.O.S Mata Atlântica. Na parceria estabelecida, 100 mil camisetas foram produzidas e 5% do valor arrecado foi revertido para a Fundação. A identificação da peça pode ser realizada com o símbolo da logo marca “S.O.S Mata Atlântica”.
Rio 92
Camiseta foi lançada em 1992, em consonância com o evento Rio 92 (uma conferencia mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento), realizado na cidade do Rio de Janeiro. O evento possuiu abrangência mundial. Mais de 800 mil peças foram fabricadas, com 20 estampas diferentes. Essas peças podem ser identificadas com a logomarca Rio 92.
Rio 92
Camiseta foi lançada em 1992, em consonância com o evento Rio 92 (uma conferencia mundial sobre meio ambiente e desenvolvimento), realizado na cidade do Rio de Janeiro. O evento possuiu abrangência mundial. Mais de 800 mil peças foram fabricadas, com 20 estampas diferentes. Essas peças podem ser identificadas com a logomarca Rio 92.
Ação criança
Ação criança foi uma campanha aprovada pelo Unesco. A coleção foi criada na década de 1990 com 11 estampas, criadas por artistas brasileiros, entre eles Ademir Martins e Claudio Tozzi. Uma parte do valor arrecadado com as peças foi revertido para o projeto de alimentação de gestantes e crianças carentes de 0 a 7 anos. A peça pode ser identificada com a logo e assinatura Ação criança.
Hering World
A camiseta Hering World foi lançada em 1991. Ao longo das três décadas seguintes, este artigo teve variações de comprimento, tamanho das manga e diversos outros detalhes. Ajude-nos a mapear essas mudanças na modelagem da camiseta mais tradicional da marca Hering. A Hering World pode ser identificada pelas etiquetas específicas de cada década:
Licença Disney
A Hering iniciou o licenciamento de personagens da Disney em 1963. Desde então, numerosos personagens (entre eles: Mickey, Pato Donald, Pateta, Barbie entre outros) foram estampados em artigos da marca Hering. Essas camisetas eram fabricadas tanto para crianças, como para adultos. Essas peças podem ser identificadas pelos personagens da Disney, estampados com grande destaque.
Romero Britto
Camiseta com a estampa da obra “Celebration” do artista Romero Britto. A peça foi lançada de 2002 e foi ofertada como brinde para clientes que atingissem um determinado valor em compras. A peça pode ser identificada com a estampa localizada e frontal, do artista.