O Projeto Mãos Solidárias fortalece o protagonismo local conectando a indústria às comunidades, em uma relação sustentável e afetiva: a indústria cede o resíduo têxtil, que seria descartado para se tornar matéria-prima no desenvolvimento de produtos sustentáveis, e a comunidade aprende a criar, e a gerar renda para movimentar a economia. Assim o protagonismo e a criatividade se tornam ferramentas para um novo mundo!
O curso Artesanato Têxtil é uma realização do SENAI Goiás e da Fundação Hermann Hering, com recursos do Fundo do Idos doados pela Cia. Hering por meio de leis de incentivo, e conta com apoio do Conselho Municipal do Idoso de Morrinhos; Secretaria de Desenvolvimento Social e Prefeitura de Morrinhos.
O levantamento das indústrias em Morrinhos – GO, realizado pelo Senai proporcionou a identificação da grande geração de resíduos sólidos, com potencial de reaproveitamento/ressignificação.
A necessidade de atuação para o descarte sustentável, de forma que beneficie empresas e a sociedade numa troca geradora de benefícios para ambas as partes, promove a responsabilidade social, e leva em conta a qualidade de vida e bem estar da comunidade, além de reduzir impactos negativos com o meio ambiente.
Pelo mapeamento dos respectivos resíduos têxteis, foi possível organizar de oficinas e temas que geram aprendizado aos participantes, como Joia Têxtil em Malha, Costurinha e Bordados e Brinquedos e Jogos em Tecido, que permitem o mesmo se desenvolver e até mesmo se tornar empreendedor.
06 turmas com carga horária de 40h, que capacitarão pessoas com mais de 60 anos, promovendo entre os participantes o contato profissionalizado e o noções de sustentabilidade.
A Fundação Hermann Hering acredita que capacitar e dar protagonismo a novos públicos tem o poder de gerar a transformação local.