Fundação Hermann Hering

Reserva Aberta II: gestão documental e pesquisa histórica

A Fundação Hermann Hering abre as portas para acadêmicos, professores e entusiastas da área da Museologia e gestão de acervos a participarem do encontro Reserva Aberta II

A Fundação Hermann Hering abre as portas para acadêmicos, professores e entusiastas da área da Museologia e gestão de acervos a participarem do encontro Reserva Aberta II: gestão documental e pesquisa histórica; que irá abordar a experiência e as praticas do dia a dia do Museu Hering e do Centro de Memória Ingo Hering na gestão de seu acervo.

Nosso acervo é formado por objetos e documentos oriundos do século XIX até os dias de hoje, e um dos nossos maiores desafios é preservar e dar vida á estes materiais, bem como pensar a guarda de acervos contemporâneos.

Recentemente, com patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, a fundação vem executando o projeto “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e inventário de documentos do castelinho de Gertrud Gross Hering”, que visa preservar documentos históricos e culturais, relacionados à história local e nacional, que complementam os dados sobre a indústria têxtil no Brasil.

Desde setembro de 2017 estamos trabalhando com a conservação e inventário de documentos com significativo valor histórico. E para garantir ações de melhor eficácia, implementamos nosso Laboratório de Conservação, atualmente equipado com uma Câmara de Fumigação e uma Mesa de Higienização com Mecanismo de Sucção, além de diversos itens necessários ao trabalho de higienização de acervos.

Vem saber mais, participe da nossa conversa! Nossa ação educativa pretende atingir cursos, com área de concentração na pesquisa histórica, gestão documental, conservação e a salvaguarda de acervos.

Sobre Fundo Municipal de Apoio à Cultura

A Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB), por meio da Fundação Cultural de Blumenau (FCB), contempla projetos culturais com recurso financeiro do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), nas seguintes áreas: Música; Teatro e Circo; Biblioteca, Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Patrimônio Material e Imaterial; Dança; Artes Visuais, Design e Moda; Cinema e Vídeo; Comunicação e Formação em Cultura; Museus e Espaços de Memória, conforme disposto na Lei Complementar nº 904, de 03 de setembro de 2013.

O período do projeto “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e Inventário de documentos do Castelinho de Gertrud Gross Hering”, da Fundação Hermann Hering, é de 25/09/2017 até 25/04/2018.Saiba mais em http://www.fcblu.com.br.

Compartilhar:
f
in