A metodologia é simples. Depois de quatro workshops sobre temas preparatórios para o
encontro, 30 alunos foram selecionados. Eles passarão cinco dias alojados com foco em
solucionar 15 desafios coletados pelo SCMC com as empresas associadas. As temáticas
vão desde o desenvolvimento de novas linhas de produtos até questões de PDV (ponto
de venda) e estudo do consumidor. Durante este processo, eles contarão com o apoio de
professores das instituições de ensino parceiras, dos profissionais das próprias empresas
e ainda da consultoria de inovação Flutter Innovation.
Ao final do processo, os alunos apresentarão as suas criações para gestores das
companhias e serão avaliados por eles. As melhores soluções renderão à equipe campeã
uma viagem de estudos. É um processo criativo colaborativo onde todos ganham. As
empresas, os estudantes e o ecossistema da moda.
Mas o principal ganho, de acordo com a presidente do SCMC, Amélia Malheiros, é a
experiência. “Para futuros profissionais que estão ingressando no mercado, poder
trabalhar lado a lado com pessoas que são referências em marcas conhecidas em todo o
país promove uma aceleração no processo de amadurecimento perceptível do primeiro
até o último dia. Os alunos saem mais confiantes, focados no seu propósito de inovar.
Além do mais, temos dezenas de casos de estudantes que conseguiram mostrar o seu
potencial e acabaram contratados pelas integrantes da plataforma”, diz.
Para os profissionais das empresas, o InovaLab traz a possibilidade de oxigenação. “Os
alunos, que ainda não conhecem as limitações das indústrias, conseguem ver soluções
às vezes muito mais simples do que quem está imerso na realidade do mercado”,
comenta Amélia. Hering, Karsten e Altenburg, por exemplo, já utilizaram ideias
levantadas pelos alunos nos seus produtos.
O InovaLab é uma realização do SCMC com patrocínio da Federação das Indústrias do
Estado de Santa Catarina (FIESC) através do Senai.
Programação aberta ao público
Palestras sobre os temas abordados no SCMC também estão programadas para o Inova
LaB. Elas terão inscrições abertas para a comunidade. O objetivo dos eventos será
disseminar o conteúdo aprendido pelos alunos e empresas para todo o ambiente de
moda, design e inovação do estado. O compartilhamento, segundo Amélia, é a grande
base da plataforma. “Acreditamos na transformação da atmosfera de negócios para
moda e design, com mais inovação e mais trocas. Por isso, as empresas do SCMC
receberão todos os interessados de braços abertos”, diz.
Sobre o SCMC
O Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) é uma plataforma colaborativa que conecta
empresas e universidades de moda e design para capacitar pessoas, fomentar a inovação,
estimular ambientes pulsantes e ressignificar protagonismos.
Em mais de 10 anos de atuação, mais de 50 empresas catarinenses já passaram pelo
SCMC e 25 instituições de ensino aderiram à plataforma através da participação dos
seus alunos. Foram mais de 400 eventos de capacitação que impactaram cerca de 30 mil
profissionais e acadêmicos. Juntas, as empresas associadas faturam acima de R$ 4
bilhões.
Atualmente, 15 empresas fazem parte da plataforma: Altenburg, Audaces, Chantelle,
Cia. Hering, Círculo, Copa&Cia, Coratex, Cores e Tons, Fakini, HI Etiquetas, Karsten,
LOA Underwear, Marisol, Tecnoblu e Villa Têxtil.