Fundação Hermann Hering

Começamos o trabalho de inventário e higienização de documentos, livros e fotografias aqui no Centro de Memórias Ingo Hering!

Estamos realizando um importante projeto que irá tratar documentos de relevância histórica para o estado de Santa Catarina e também para o Brasil: “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e Inventário de documentos da residência de Gertrud Gross Hering”, com recursos captados no Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

As ações do projeto visam a incorporação de documentos relativos à imigração alemã no sul do país e que também ilustram contextos políticos e sócio culturais significativos em nosso país, como o período de nacionalização, iniciado pelo Governo Getúlio Vargas; os reflexos da segunda Guerra Mundial em Santa Catarina; a transformação dos hábitos de se vestir no século XX, além de outros importantes temas, diretamente ligados à história de Blumenau.

O projeto iniciou no dia 25 de setembro e neste primeiro mês de atividades foi realizada a triagem de um grande volume de materiais. Nesta triagem, os documentos foram separados de acordo com suas tipologias, seu conteúdo e estado de conservação. Os documentos com estado de conservação considerado mais grave são encaminhados para procedimento de fumigação, que interrompe a ação dos fungos alojados nos acervos.

As imagens a seguir revelam um pouquinho do trabalho de higienização de livros de literatura, datados da primeira metade do século XX: depois de uma breve avaliação do estado de conservação dos mesmos, a técnica responsável retira o pó e as sujidades passando uma trincha, limpando folha por folha. Depois, é passado pó de borracha com uma trouxinha macia, que remove o acumulo de pó nas áreas escurecidas. Esta coleção de livros contém títulos em literatura alemã, vários deles identificamos como pertencentes à família do ex-prefeito de Blumenau, Curt Hering: há livros contendo a assinatura de Curt, a de sua esposa Heddy Hering e também da filha do casal: Isolde Hering (Isolde foi a primeira mulher de Santa Catarina a voar no dirigível Graf Zeppelin).

Vem com a gente? Acompanhe o progresso do projeto por aqui!

Sobre Fundo Municipal de Apoio à Cultura

A Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB), por meio da Fundação Cultural de Blumenau (FCB), contempla projetos culturais com recurso financeiro do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), nas seguintes áreas: Música; Teatro e Circo; Biblioteca, Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Patrimônio Material e Imaterial; Dança; Artes Visuais, Design e Moda; Cinema e Vídeo; Comunicação e Formação em Cultura; Museus e Espaços de Memória, conforme disposto na Lei Complementar nº 904, de 03 de setembro de 2013.

O período do projeto “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e Inventário de documentos do Castelinho de Gertrud Gross Hering”, da Fundação Hermann Hering, é de 25/09/2017 até 25/04/2018.

Saiba mais em http://www.fcblu.com.br.

Compartilhar:
f
in