O objetivo do coletivo COLMEIA é integrar artistas de diversos segmentos e linguagens, proporcionando espaços para apreciação, fruição e vivência da arte, provocando e instigando encontros gerais e setoriais para organizar o movimento. O COLMEIA se propõe ser um evento de dois dias com intervenções e experimentações artísticas. Desta forma, a comunidade tem acesso ao movimento cultural sem cobrança de ingressos.
Este ano são dez Grupos de Trabalho que participarão: Artes Cênicas, Artesanato, Artes Visuais, Cinema, Culinária, Dança, Hip Hop, Literatura, Música e Oficinas. Mais do que receber propostas artísticas nessas áreas, o Coletivo prescinde da participação desses grupos e indivíduos na construção do todo e convida artistas, ativistas, produtores culturais, entusiastas das artes e curiosos a comparecerem nas reuniões de organização do evento.
A Fundação Hermann Hering leva duas de suas marcantes iniciativas: objetos têxteis da primeira edição do projeto TRAMA AFETIVA, que pelo viés do upcycling se organiza como um movimento movimento com foco em design, moda e empreendedorismo inspirado nas práticas transformadoras da Economia Afetiva – um modelo de criação e consumo voltado para a geração de valor e responsabilidade socioambiental por meio da ressignificação de processos e produtos. Além disso, pela segunda vez nossa TRAMATECA estará realizando o troca-troca de resíduos têxteis: tecidos das mais diversas padronagens e cores serão distribuídos com o objetivo de incentivar uma economia mais afetiva.