Nasce a Cia Hering, inicialmente chamada de Trikotwaren Fabrik von Gebrüder Heringfundada, a empresa foi fundada pelos irmãos Bruno e Hermann Hering na cidade de Blumenau/SC.
Home > Quem Somos
Criada em 1935, a Fundação Hermann Hering (FHH) atua na redução das desigualdades por meio da moda, atualizando as definições do que é básico no campo social, a partir de dois pilares fundamentais: “Preservar a memória & cultura da moda” e “Moda que valoriza as pessoas”.
Constituída como uma entidade civil com personalidade jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, suas bases de produção atuam sobre a memória, a cultura e o empreendedorismo, abordando temas como a cultura criativa e a conexão com o varejo.
Sob o pilar Preservar a Memória & Cultura da Moda, existem duas iniciativas prioritárias da FHH na cidade de Blumenau (SC): o Museu Hering e o Centro de Memória Ingo Hering, apresentados nessa plataforma.
Ambos os projetos destacam-se pela preservação e a comunicação da história, com um olhar sensível à evolução da indústria têxtil e do mercado da moda, na perspectiva da educação não-formal, considerando – especialmente – o cuidado com o meio ambiente e a sustentabilidade.
Já no pilar Moda que Valoriza as Pessoas, a Fundação desenvolve e incentiva projetos e programas em economia criativa e no ecossistema da moda, promove novos olhares para a produção, a fim de reduzir seus impactos, sociais e ambientais, e impulsiona o empreendedorismo consciente, buscando estimular a criatividade e o surgimento de iniciativas de impacto.
De história da Fundação Hermann Hering
Visitantes recebidos
Resíduos têxteis ressignificados
Moda é expressão. Moda é a narrativa do tempo.
Ela é mais do que vestuário: é comportamento, gastronomia, cultura; é trocar o carro pela bicicleta, é a relação que temos com a nossa cidade.
Ela pode ser uma ferramenta para provocar o empreendedorismo. Pode, também, ser uma plataforma de educação e de transformação para o mundo que desejamos.
Acreditamos na potência do fazer juntos e queremos contribuir para que o futuro da moda seja mais justo, sustentável e responsável.
Trabalhamos na construção de uma sociedade, na qual os novos profissionais utilizam os seus talentos com protagonismo e vontade de buscar um novo jeito de fazer as coisas.
Ao preservar o legado de uma empresa com mais de 140 anos de história, que é referência no design de moda e varejo, o que queremos é impulsionar as novas gerações para a construção de uma jornada rica de aprendizados.
Assim, nos posicionamos como agentes pelo empreendedorismo de movimentos criativos e inovadores.
A Fundação Hermann Hering foi criada em 1935, durante a gestão de Curt Hering, filho mais novo de Hermann e Minna, em comemoração ao centenário do nascimento de seu pai. Friedrich Hermann Hering, juntamente com seu irmão, Bruno Hering, fundou a Cia. Hering.
Com uma visão à frente do seu tempo e sempre demonstrando os valores da família, Curt instituiu à fundação um objetivo inicial: oferecer aos operários da antiga Gebrüder Hering e seus familiares, benefícios e assistencialismo social.
Ao longo dos anos e com as mudanças na sociedade, tais benefícios foram naturalmente incorporados pela empresa, fazendo com que essa fundação cultural desempenhasse uma nova função.
No ano de 2011, ocorreu a revisão do seu Estatuto, o que resultou o nascimento de um novo propósito: “Ampliar a capacidade empreendedora e ser agente de transformação social, por meio da produção e disseminação do conhecimento no campo da moda”.
Esse movimento de transformação abriu portas para uma nova forma de pensar as nossas ações, possibilitando a elaboração de projetos cada vez mais direcionados e guiando os objetivos estratégicos para os próximos anos.
Nasce a Cia Hering, inicialmente chamada de Trikotwaren Fabrik von Gebrüder Heringfundada, a empresa foi fundada pelos irmãos Bruno e Hermann Hering na cidade de Blumenau/SC.
Em comemoração aos 100 anos do nascimento de Hermann Hering, é criada a Instituição que leva o seu nome. Esse nascimento marca o objetivo de atender as demandas dos colaboradores da empresa relacionadas à educação, saúde, alimentação, habitação, entre outros.
Com o novo regulamento, a Instituição ampliou as suas atividades, passando a oferecer aos trabalhadores recursos como ambulatório médico, berçário, refeitório, seguro de vida, auxílio doença e auxílio casa própria.
Recebe de doação da empresa Hering, o prédio para instalação do Ambulatório e berçário Hedy Hering.
A Instituição altera a sua nomenclatura para Fundação Hermann Hering (FHH). Os associados passam a ser beneficiados, tendo acesso aos recursos sem quaisquer ônus.
Registra-se, em caráter legal, o Estatuto da Fundação Hermann Hering (FHH). No ano seguinte ela recebe, como doação da Cia Hering, parte dos bens de sua Vila Operária, e passa a usufruir da renda proveniente do aluguel de 45 residências.
Torna-se uma Instituição de utilidade pública, conforme Lei Estadual n° 3.898, sancionada em 26 de setembro de 1966.
O patrimônio imobiliário, doado em 1957 e conhecido como Vila Operária, foi trocado por ações ordinárias da Cia. Hering, de equivalente valor. A empresa mantinha, à epoca, o intuito de expandir o seu parque fabril.
A FHH promove o desenvolvimento social com ações focadas na qualidade de vida e na educação.
Adquire-se o imóvel que virá a ser a sede da Fundação, após readequação realizada pelo arquiteto Hans Broos: o Castelinho.
Nasce o Museu Hering, que apresenta em seu lançamento a exposição de longa duração “Tempo ao Tempo”. O projeto teve início com o restauro da histórica edificação do século XIX.
Reformulação do Estatuto, a fim de permitir maior abrangência aos projetos e ao desenvolvimento de ações em prol da cultura e do esporte, da conservação do patrimônio histórico e artístico, da capacitação e educação, do voluntariado e da preservação do meio ambiente.
Recebe autorização por comodato da Cia. Hering para utilizar, por 20 anos, a edificação conhecida como Prédio da Antiga Costura, construído na década de 20 do século passado.
A empresa passa a atuar, também, na transformação social, por meio de ações no campo da educação empreendedora e da moda.
Inaugurado o Centro de Memória Ingo Hering, que visa a preservação, a pesquisa e a constituição do acervo histórico da Instituição. O projeto teve início com o restauro do Prédio da Antiga Costura, entre os anos de 2014 e 2016.
Museu Hering inaugura a sua 2ª exposição de longa duração, denominada “Um Novo Tempo”, que teve sua concepção durante a pandemia.
Estabelecidos os 2 pilares de atuação atual da Instituição: Moda que Valoriza as Pessoas e Memória e Cultura da Moda.
Profissionais comprometidos com o propósito e que atuam de maneira colaborativa, sempre em busca de resultados que façam a diferença na sociedade.
Josiane Graziela da Silva – Gestora
Gisele Metzger – Analista Financeiro
Kahina Thirsa Hostin – Analista de Documentação e Pesquisa
Eduarda dos Santos – Analista Educativo
Victor Armando Baumann – Analista de Documentação e Pesquisa
Gustavo Schurmann Karsten – Estagiário
Leonardo Antonio Vieira – Estagiário
Yasmin Casas Cruz de Oliveira – Estagiária
Marciel Eder Costa – Diretor Presidente
Marília Pereira – Diretora Financeira
Taciana de Abreu e Silva – Diretora Técnica
Fabio Hering
Thiago Hering
Claudio Hering Meyer
Amélia Malheiros
Roberto Luiz Jatahy Gonçalves
Marcello Ribeiro Bastos
Anderson Brito Vivas
Carlos Henrique Oliveira de Amorim
Everson Ariel Agostini Jeske
Karina Rodrigues D’ Ornelas
Fernanda Lessa Barreto de Freitas
Hercilio Schmitt
Hercílio Schmitt
Amélia Malheiros
Carlos Tavares D’Amaral
Cleonice Ghidolin Destri
Aureo Charles da Cunha
Antonio Dias
Hans Prayon
As últimas notícias do mercado da moda, cultura e atualidades para deixar você bem informado.