Moda é a representação – em forma de roupa – do comportamento da sociedade. Há pouco mais de um século, passamos por transformações imensuráveis, acompanhadas de movimentos estéticos condizentes com os períodos, e ressignificamos materiais, técnicas e costumes.
Orientando essa representação, existe o termo “Zeitgeist”, palavra alemã que significa “Espírito do tempo”. A Moda é o espírito do tempo, materializado no vestuário, em movimentos estéticos e na publicidade.
A fotografia permitiu o registro, e o ato de se vestir e posar para fotógrafos tinha o sentido e a importância de preservar a história de uma família para as futuras gerações. Imagens de um dia de trabalho na fábrica, um momento especial como um banho na praia… Eram algo raro e especial, passaram a alimentar a publicidade, simulando cenas de um mundo desejável.
Será que mudou tanto assim? Como nos conectamos com esse passado?
A mostra “Moda em outros tempos” reuniu fotografias antigas dos fundadores da Cia. Hering e sua família, funcionários e o dia a dia, datadas dos séculos XIX e XX, e campanhas publicitárias que ilustram a relação e a expectativa das pessoas com as roupas e sua forma de consumo.