Na última segunda-feira, dia 13 de junho, aconteceu a primeira edição do ModaMuseu, uma programação desenvolvida pelo Museu Hering em conjunto com a Fundação Hermann Hering, que contou com o apoio da Cia. Hering, Fundação Cultural de Blumenau e a Universidade Regional de Blumenau (FURB).
O evento teve como objetivo discutir conceitos no campo da Museologia e firmar colaborações entre os diversos grupos atuantes no Brasil, afim de promover uma troca de informações e experiências em torno deste assunto.
No dia estiveram presentes 92 pessoas vindas de diferentes estados brasileiros, incluindo representantes de museus brasileiros e acadêmicos com afinidades sobre relação cultural pela indumentária.
Entre os temas abordados durante o evento, está a preservação através da palestra sobre Química Aplicada aos Acervos Culturais, especialmente nos têxteis, duas mesas redondas e demais palestras que levantaram questionamentos sobre o olhar têxtil como fonte para pesquisas, o impacto dos museus no futuro da criação de moda, realçando os aspectos da influência da indumentária. E por último, a participação da Dra. Teresa Cristina Toledo de Paula com uma palestra inédita sobre a restauração do Museu Paulista e a gestão de um acervo tão importante com cerca de 170 mil itens.
Neste sentido, preservar e comunicar a relação da cultura pela indumentária foi o tema central do evento que veio a somar para o campo da Museologia e da Moda.