NewsFundação

Você sabia que no dia 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente?

Publicado em 03 Jun, 2020

Essa data foi instituída em 1972, pela ONU, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo. Seu objetivo principal é chamar a atenção de todos para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Foi um verdadeiro marco, pois a partir desse dia iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais, a partir de princípios que orientam a política ambiental em todo o planeta.


É importante enfatizar outras iniciativas que fortalecem a importância desse olhar para o meio ambiente, como a Agenda 2030, proposta pela ONU, que tem como premissa o desenvolvimento sustentável. A agenda funciona como um “um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade” e propõe 17 objetivos e 169 metas, que buscam equilibrar as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.


Durante toda esta semana, o mundo inteiro se mobiliza para falar sobre a causa ambiental, evidenciando a urgência dessa discussão. A gente sabe que ainda existe um longo caminho pela frente, mas essa reflexão é um passo fundamental para inspirar mudanças tão necessárias. 


Neste contexto, decidimos compartilhar uma história que muito nos inspira. Mas, para isso, vamos fazer uma viagem no tempo até o final do século XIX quando tudo começou... O lugar onde hoje se encontra a Unidade Matriz da Cia Hering, em Blumenau/SC. Após a compra do terreno pelos irmãos fundadores, Bruno - que sempre teve uma vertente ambiental - iniciou um trabalho que hoje seria considerado reflorestamento no vale do Bom Retiro e sua atuação se tornou referência. Em 1906 foi pioneiro no reflorestamento em terras brasileiras e em 2009 foi novamente reconhecido, sendo eleito personalidade ambiental no Prêmio “Expressão de Ecologia”, em 2009.

Além disso, Bruno inspirou Max Victor Hering (1902 – 1961) a dedicar-se também ao cuidado do meio ambiente, dando continuidade ao legado de seu tio.






Foi também em meio a essa reserva, que foi encontrada a planta “Myrcia heringii Legrand”, em 1954, pelos botânicos Roberto Miguel Klein e Raulino Reitz, e que recebeu esse nome como homenagem a Max Victor Hering pelo incentivo ao reflorestamento no Brasil.




Um olhar sensível para a nossa história nos inspira a construir o futuro que acreditamos. Passado e presente se fundem através da nossa essência e nos levam a fortalecer nossos valores!


Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória