NewsFundação

Vida e obra Hans Broos

Publicado em 21 Jul, 2020  

Nascido em 1921 no atual território da Eslováquia, Broos “foi um exemplo de arquiteto militante da profissão, que acreditava na transformação da cultura pela paisagem, incluindo aí a arquitetura, o urbanismo, o paisagismo e o meio ambiente, sobretudo a relação entre o homem, natureza e cultura”. (BIELSCHOWSKY; SERRAGLIO, 2012). Durante sua permanência no Brasil (1953 – 2011), teve escritórios em SC, SP e região nordeste. Ao longo de sua trajetória como arquiteto, atuou em projetos de arquitetura residencial e institucional. Na década de 1970, desenvolveu projetos industriais para a Cia. Hering, distribuídos no sul e nordeste do Brasil. Também é autor de obras religiosas, como a igreja São Bonifácio, Mosteiro São Bento e Abadia Santa Maria em São Paulo. 


Seus trabalhos ganharam visibilidade internacional. Recentemente, em 2018, o conjunto de sua obra foi apresentado na Exposição Infinito Vão, organizada pela Casa da Arquitectura de Portugal, acrescentando mais uma camada de significados a esse importante sítio histórico. Alguns desses trabalhos contaram com a atuação de colaboradores especiais, podendo-se citar Roberto Burle Marx e Aziz Ab'Saber. 


Em 2018 também foi lançado o livro “Hans Broos: Memória e Arquitetura”, o primeiro livro a resgatar a memória e o patrimônio arquitetônico do paisagista, com mais de cinco décadas de carreira. O livro, do qual temos alguns exemplares em nossa coleção, foi desenvolvido por pesquisadores externos com base no nosso acervo composto de documentos e obras do arquiteto, conservado no Centro de Memória Ingo Hering. Espaço que em 2019 foi contemplado, pelo Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura⁄Patrimônio Cultural ––Edição 2019, realizado pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), para salvaguardar o legado desse artista responsável por grandes obras da cena arquitetônica nacional e internacional.


FICHA TÉCNICA



Projeto 


Memória edificada: catalogação e digitalização de acervos no Centro de Memória Ingo Hering. 



Período Janeiro a Junho de 2020



Proponente


Fundação Hermann Hering


Amelia Malheiros – Gestão da Fundação Hermann Hering



Arquitetos 


Bernardo Brasil Bielschowsky e João Serraglio



Coordenação técnica do projeto


Franciele Machado Scheurich



Analista de comunicação


Daniel Philipi Knop



Analista Financeiro 


Josiane Graziela da Silva


Empresa Contratada


Samsara Patrimônio, Cultura e Inovação Ltda – Me



Profissionais especializadas da área de museologia


Iara Claudinéia Stiehler Coninck e Thayse Fagundes de Braga



Instituição parceira na realização da ação cultural proposta


Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina – CAU SC


Museu Hering
Museu Hering
Museu Hering
Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória