Ontem, dia 25 de outubro a Fundação Hermann Hering participou da 2ª Semana da Pós-Graduação em Química e XXII Semana Acadêmica de Química da Furb, que ocorre de 23 a 27 de outubro de 2017.
Com a temática “A Química na Contemporaneidade: Inovação Tecnológica, Sustentabilidade e Ensino”, o evento teve como principal discussão o papel da educação não-formal no complemento da formação de alunos pensantes e ‘vivenciadores’ de experiências. A educação pode ser complementada pela Escola e Professor junto à locais alternativos como Museus, centros de memória e exposições, permitindo o estudante a conhecer in loco aspectos da historia que podem especialmente servir para transformar o futuro.
Neste sentido, nossa gestora Amelia Malheiros apresentou a visão do Museu Hering para a área da Educação, instigando os profissionais e futuros professores a entender que um museu vai além do espaço entre paredes: no Museu Hering trabalhamos com ferramentas aliadas à memória: damos acesso ao acervo, à materiais criativos e os nossos visitantes escolares têm o desafio de ser DESIGNER POR UM DIA.
O trabalho técnico de bastidores de um museu e suas coleções também foi assunto, e a FHH que apresentou o estudo ‘Análises sobre a conservação de Acervos em Malha’, desenvolvido internamente, a partir da observação, vivência e documentação dos profissionais do Centro de Memoria Ingo Hering junto ao acervo de indumentária e têxteis da coleção. “Qualquer intervenção que intenciona a preservação de materiais, tem como premissa o conhecimento da composição dos mesmos, para que só então sejam tomadas medidas de ação tais como higienização, acondicionamento, ou mesmo o restauro”, salienta Daniel Knop profissional da área de moda que atua junto ao acervo da FHH.
Para a FHH, participar de eventos como este é uma forma de divulgar nosso trabalho com o acervo e fortalecer nosso eixo Memória&Cultura, além de instigar pessoas a nos procurarem para a realização de pesquisas.
O objetivo maior da 2ª Semana de Pós-Graduação em Química consiste no fortalecimento das parcerias entre os grupos de pesquisa dos três programas, além de consolidar o PPGQ-FURB em nível nacional. A programação prevê 10 palestras, 1 minicurso, 4 oficinas e 1 comunicação oral e está baseada em uma temática que discuta as novas demandas da ciência, tecnologia e sociedade. Por fim, o conjunto de atividades, pretende-se instigar professores pesquisadores e discentes para o diálogo e que as sessões de formação sejam também de oportunidade para trocar experiências e promover colaborações em pesquisa, ensino e extensão.