Camiseta 1910
Camiseta da marca Hering, confeccionada no ano de 1910. Peça tradicionalmente usada como roupa íntima (ou na linguagem da época: roupa de baixo). Sua composição é de malha em algodão. Ela não possui costura lateral, tingimento ou estampas. Os detalhes de sua composição (botões, tamanho, aberturas) são muito mais funcionais do que estéticos.
A etiqueta dessa camiseta é impressa em papel, com a inscrição “Gebrueder Hering” (“Irmãos Hering”), primeira razão social da Cia. Hering.
Detalhe da camiseta Hering produzida em 1910
Muitas vezes identificada como a “primeira camiseta”, esse item de indumentária é, na verdade, a camiseta mais antiga preservada até os dias de hoje, já que a produção e costura de camisetas da marca Hering existe desde 1880.
A camiseta de 1910 foi incorporada ao acervo antes da constituição do Museu Hering, por meio da doação de um integrante da família Hering, na década de 2000. Desde então, sua reprodução (tanto em imagens, como em réplicas costuradas e tingidas com banho de chá) já foi utilizada em relatórios, feiras comerciais e exposições.
Apenas em 2010, essa camiseta passou a compor a exposição de longa duração Tempo ao Tempo, do Museu Hering. No espaço expositivo, a peça recebeu proteção de vidro e preenchimento de algodão, para evitar deformações em sua estrutura.
Camiseta
de 1910 exposta no Museu Hering.
Após 10 anos de exposição, ela voltou aos bastidores do Museu. Está agora salvaguardada no Centro de Memória Ingo Hering, em um mobiliário deslizante. Seu acondicionamento é vertical (em uma gaveta individual) e com embalagem de TNT branco. Essa forma de guarda (deitada e sem exposição à luz) irá garantir a vida útil da camiseta de 1910 por muito tempo.
Acondicionamento da camiseta de 1910 no Centro de
Memória, em mobiliário deslizante e gavetas individuais para acervo de
indumentária.