Galeria Açu Açu
A Galeria Açu Açu foi inaugurada na cidade de Blumenau, na década de 1970. Foi a primeira galeria do estado de Santa Catarina e durante mais duas décadas recebeu exposições de artistas nacionais e internacionais, leilões de arte e encontros propostos entre artistas, denominados de “Coletivas Barriga-Verde”.
(Registros da inauguração da Galeria Açu Açu. Acervo Rafaela Hering Bell.)
A criação dessa galeria foi empreendida pelo poeta Lindolf Bell, pelo escritor Péricles Prade e pela artista plástica Elke Hering.
(Registro da inauguração da Galeria Açu Açu. Acervo Rafaela Hering Bell.)
Elke (1940 – 1994) é reconhecida por seus trabalhos com técnica de escultura, mas o conjunto de sua obra é bastante diversificado, contendo desenhos, gravuras, pinturas e tapeçaria. Nascida em Blumenau, da quarta geração da família Hering no Brasil, Elke iniciou sua experiência com vitrais em sua cidade natal, com Lorenz Heilmair. Na Academia de Belas Artes de Munique estudou com Anton Hiller e mais tarde com Robert Jacobsen. Em Salvador, na Bahia, frequentou o ateliê de Mário Cravo Júnior.
A produção artística de Elke Hering foi exposta em mostras individuais (no sul e sudeste do Brasil) e exposições coletivas no (Brasil e Europa). Na década de 1980 ela foi presidente do Conselho Municipal de Cultura e, já acometida por um câncer, foi também presidente da Fundação "Casa Dr. Blumenau" (atual secretaria de cultura da cidade).
Elke faleceu aos 54 anos em 1994. Seu acervo é preservado pelos filhos – nascidos do casamento com o poeta Lindolf Bell –, no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, no acervo particular de colecionadores e em diversas galerias de arte.
(Elke Hering na inauguração da Galeria Açu Açu. Foto: Acervo Rafaela Hering Bell. )
Para saber mais sobre a vida e obra de Elke Hering:
SCHVARTZ, Daiana. Elke Hering: Crítica, Circuito e Poética. Liquidificador: Blumenau, 2018.