NewsMuseu

“ROUPA DÁ EM ÁRVORE?”

Publicado em 01 Fev, 2021

Desde 2010, o Museu Hering e a Fundação Hermann Hering vêm promovendo projetos, reflexões e debates sobre temáticas que envolvem a cultura, o empreendedorismo sustentável, a museologia e a moda. Nos últimos meses, uma rede de profissionais de diferentes áreas estive dedicada ao projeto “Conhecimento em construção: práticas sustentáveis na visita ao Museu Hering”, contemplado pelo Edital de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Fundação Fritz Müller (2019). A iniciativa foi viabilizada por meio de premiação no valor de R$ 10.000,00 (em formato de apoio financeiro) e o objetivo principal é o desenvolvimento de videoaulas direcionadas a estudantes de ensino fundamental e aos visitantes do Museu Hering – um público diverso, de diferentes faixas etárias de realidades socioculturais. A proposta segue alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, especialmente no que concerne à educação inclusiva, equidade, bem-estar social e industrialização sustentável.

A série de 5 vídeo-aulas (de 90 segundos cada) e o teaser de divulgação (de 30s) levam como título a pergunta “Roupa dá em Árvore?”. Os vídeos são elaborados com a técnica de colagens, possuem janela de LIBRAS e links para descrição visual do material em separado, no formato utilizado nas redes sociais com a #paratodosverem.

Conforme explica a mediadora Kahina Hostin, “um aspecto que recebeu cuidado especial em toda a elaboração das videoaulas foi a acessibilidade. Desde o início, o objetivo foi tornar estes materiais acessíveis e representativos para todos os públicos, desde a escolha dos elementos visuais até a inclusão de recursos sensorial – interprete de LIBRAS, legendagem para surdos e ensurdecidos e descrição visual no formato #paratodosverem”.

A construção dos vídeos foi colaborativa até o último segundo, motivo de grande orgulho para toda a equipe do Museu Hering. “Os vídeos nascem justamente em um momento de renovação do espaço expositivo do Museu e a elaboração motivou reflexões essenciais. Não serão apenas um recurso adicional à exposição. Mais do que isso, esses vídeos irão apresentar um direcionamento a todo o núcleo educativo do Museu Hering, que tem agora em seu repertório um material atualizado e divertido”, explica Daniel Knop, analista em projetos da Fundação Hermann Hering.

O lançamento oficial será no dia 3 de fevereiro, data em que a Fundação Hermann Hering celebra seu aniversário de 86 anos. Os vídeos serão compartilhados nos perfis do Instagram do Museu Hering (@museuhering) e da Fundação Hermann Hering (@fundacaohermannhering), também disponibilizados nos demais canais digitais! CLIQUE AQUI e acesse a todos os vídeos!

Realização: Fundação Hermann Hering & Museu Hering

Patrocínio: Fundação Fritz Müller

Imagens: Acervo Fundação Hermann Hering

Gestão projeto: Amélia Malheiros

Coordenação: Daniel Philipi Knop

Projeto: Kahina Thirsa Hostin e Franciele Machado

Pesquisa e desenvolvimento: Daniel Philipi Knop, Kahina Thirsa Hostin

Produção audiovisual: Dois pontos Una

Descrição visual: Beth Bieging e José Carlos Rodrigues

Interprete de LIBRAS:

Sobre o Edital da Fundação Fritz Muller

A proposta do edital é fomentar projetos que “desenvolvam ações voltadas às necessidades de determinada comunidade ou público diretamente beneficiado e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, obrigatoriamente alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”. A proponente do projeto foi Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering.