NewsFundação

Uma carta para 2019

Publicado em 18 Dez, 2019

2019 foi um ano especial para nós da Fundação Hering. Crescemos juntos com muitos de nossos projetos e iniciativas. Novas ideias floresceram, novas parcerias nasceram e nosso movimento #ModaProNovoMundo se fortaleceu ainda mais.


Compreendemos que a inclusão é um dos temas mais relevantes e centrais nos dias de hoje para construirmos a sociedade que sonhamos. E com esse olhar “inclusivo”, percebemos que respeitar lugares de fala, democratizar conhecimentos, abrir espaços para novas vozes e atores sociais é a chave para a verdadeira inovação. Quando acolhemos e respeitamos o outro (e a nós mesmos!) conquistamos um cenário fértil, bonito e promissor para novos futuros e novas possibilidades.


Foi um 2019 de muitas vivências. Fortalecemos ainda mais nosso Eixo de Memória & Cultura com nossas ações no Museu Hering e Centro de Memória Ingo Hering. Fomos premiados em editais e filmamos e divulgamos os Bastidores da Nossa História; recebemos inúmeros encontros e ações nos prédios históricos para a Cia.Hering, que são tão especiais para nós. No Eixo Empreendedorismo Responsável e Consciente, vimos vidas serem transformadas em parcerias emocionantes com iniciativas como a TRAMA AFETIVA, Sebrae Nacional, Lab Moda Sustentável, Instituto Reciclar, Museu da Pessoa, Junior Achievement Santa Catarina, SCMC, TEDxBlumenau, Instituto Brasileiro de Museus e tantas entidades que fazem parte da nossa jornada - e sabemos que tantas outras que poderiam ser mencionadas aqui.


2019 foi o ano em que chegamos à 3ª edição da TRAMA AFETIVA, movimento apresentado pela Fundação Hering desde 2016 e que olha para os resíduos têxteis como possibilidade para repensarmos e ressignificarmos nosso olhar para as questões ambientais, para a diversidade e para a inclusão. Afinal, a moda não é apenas mais sobre roupas, mas sim sobre pessoas. O Design e a Economia Afetiva tiveram papéis centrais em todo esse processo, e criamos juntos com parceiros importantes uma ecomatéria que deu origem a novos produtos e a novas histórias. Não é simbólico ver materiais sem uso e sem função ganharem nova vida por meio da criatividade, da união, da colaboração e do talento de pessoas diversas e plurais?


Nesse ano também caminhamos de mãos dadas com o Sebrae Nacional e Cia.Hering para irmos ainda mais longe com o Programa Encadeamento Produtivo. Pautado no desenvolvimento de pequenos e micro empresários, esse movimento constrói bases para o futuro, com foco no desenvolvimento sustentável. Empreender transforma.


E teríamos também 365 motivos para comemorar se listássemos aqui as cotidianidades do Museu Hering e do Centro de Memória. Ampliamos um acervo de relevância nacional e recebemos de forma calorosa e carinhosa cada um dos 23 mil visitantes que, ao visitar nosso Museu, traduzem a essência da conexão emocional possível de se construir em espaços como esse.


Nos conectamos a novas pessoas por meio de encontros, seminários, palestras, eventos e celebrações. Foram inúmeros aprendizados. E poderíamos continuar aqui contando muitas histórias sobre 2019, pois isso é o que mais gostamos de fazer. Mas precisamos ser breves, e assim escolhemos algumas delas para escrever essas linhas e dividir com vocês.


O nosso principal desejo com essa carta é agradecer a você por seguir perto da Fundação Hering nessa jornada que foi 2019. Fica aqui nossa gratidão absoluta e também um orgulho compartilhado por nossas conquistas.

Nosso desejo é que 2020 seja a abertura de uma década muito especial. Sim! Teremos uma década novinha em folha para criarmos novas histórias. Você vem com a gente?


Um grande abraço de toda equipe da Fundação Hering.

Vem, 2020!

Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória