NewsFundação

O processo de documentação do acervo Hans Broos

Publicado em 25 Jun, 2020

Em 2019 a Fundação Hermann Hering foi contemplada no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2019, promovido pelo Governo de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), para realização das atividades do projeto “Memória edificada: catalogação e digitalização de acervos no Centro de Memória Ingo Hering” com o objetivo de democratizar o acesso a coleção especial "Vida e Obra de Hans Broos", que ficarão disponíveis para pesquisa em um ambiente virtual.

Ao todo 2400 documentos já foram catalogados durante o projeto, trabalho este realizado pela museóloga Iara Coninck e a especialista em história e urbanismo Thayse Fagundes e Braga, as quais deram depoimentos sobre suas impressões ao lidar com o acervo do arquiteto.




Hans Broos ao longo de sua vida realizou inúmeros projetos arquitetônicos, e foi extremamente detalhista na formação de seu acervo pessoal. Enquanto arquiteto, classificou projeto por projeto em pastas etiquetadas, listou os inúmeros documentos existentes de cada assunto, nomeou e destacou a data de seus diários, livros de estudos, discursos, palestras, além de sua expressão pessoal nas ricas reflexões em seus textos “Confissões Improvisadas”.


Dentre os documentos, estão plantas arquitetônicas, diários e desenhos que registram importantes projetos da região. Sendo um deles intimamente ligado a nós, com a construção de unidades industriais da Cia. Hering, entre muitos outros, como o Teatro Carlos Gomes, a Fundação Cultural de Blumenau, o Arquivo histórico José Ferreira da Silva, o Hospital Santo Antônio, o Parque da Igreja Evangélica de Blumenau. Todos os documentos estão sendo digitalizados e armazenados em um sistema de gerenciamento de coleções e acervos, classificados como Fundo: Patrimonial e Arquitetônico/ Seção: Vida e Obra de Hans Broos.


Se você quiser saber mais sobre Vida e Obra de Hans Broos, pode solicitar sua pesquisa por meio do nosso site! Acesse a aba “Centro de Memória > Atendimento ao pesquisador”.



Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória