NewsFundação

Declare o BEM, e vem viver isso com a gente!

Publicado em 19 Out, 2018

Você sabia que o governo brasileiro permite que parte do seu imposto de renda devido seja destinado para a CULTURA (diretamente à uma instituição, causa social ou projeto do terceiro setor da sua escolha)? Ao invés do imposto ser pago integralmente para o Governo, um percentual determinado - limitado a 6%, para Pessoa Física (declaração completa) e 4% para Jurídica (lucro real) - pode ser repassado à ações que fomentam a cultura e a memória, via Programa Nacional de Incentivo à Cultura (PRONAC). 


A Declaração do Bem é uma campanha da Fundação Hermann Hering que, por meio da destinação de parte do imposto de renda devido, visa fortalecer os projetos culturais promovidos pelo Museu Hering e pelo Centro de Memória Ingo Hering. Sem nenhum custo, colaboradores da Cia.Hering, apoiadores, parceiros e a comunidade em geral pem fortalecer os projetos que promovam a cultura e a memória da moda, da indústria têxtil e do empreendedorismo no Brasil.

Em 2017, a FHH realizou a segunda edição da campanha e recebeu um total de 34 aportes que somaram R$ 84.500 reais. O valor recebido foi destinado  projetos de salvaguarda e preservação do acervo do Centro de Memórias Ingo Hering, que já conta com mais de 34 mil itens. Assim, foi implantado o laboratório de conservação, para o tratamento e preservação de acervos. 1500 itens já foram devidamente catalogados e 3200 novas embalagens foram confeccionadas para proteger documentos históricos. E ainda foram realizadas importantes obras de segurança e prevenção aos riscos de incêndio.

Este ano, a campanha irá destinar o dinheiro para a promoção e difusão do Museu Hering como espaço não-formal* de educação - promovendo ações como o Transporte Programado de escolas públicas ao Museu e capacitação de professores, e ainda; à preservação de documentos histórico-contemporâneos que compõem o acervo e que fomentam à educação empreendedora voltada para a moda por meio da relação passado x presente e futuro.


Para entender melhor, as empresas que operam no lucro real e pessoas que usam o modelo completo de declaração de I.R. com interesse de investir em ações em prol da cultura, conhecimento e preservação histórica podem participar da campanha. A data limite para as pessoas destinem recursos para a Fundação Hermann Hering é até o dia 21 de dezembro de 2018.

Esse gesto tem potencial TRANSFORMAR!

No Museu Hering, os estudantes participam do programa #DesignerPorUmDia, que por meio de um desafio, entendem o DESIGN como ferramenta estratégica de transformação e repensam o futuro que estamos construindo!

Ficou com vontade? Acesse aqui o MANUAL DE APOIADOR DO BEM

Nossa equipe está disponível para auxilar você em caso de dúvidas! Ligue (47) 3321 3341 ou entre em contato no email contato@fhh.org.br.


Participe dessa campanha!


*FONTE: Caderno da Política Nacional de Educação Museal 


Museu Hering
Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória