sobre o museu

A história é sempre complexa, resultado de interpretações que fazemos do passado. Para o Museu Hering não poderia ser diferente, a memória é uma das parceiras da história, é tudo aquilo que selecionamos e guardamos, porque rememorar faz parte do que nos tornamos. Como na fabricação de uma malha, entrelaçamos a nossa vida e construímos memórias como um tecido que nós mesmos criamos.

O Museu Hering não é memória, mas sim uma possibilidade que temos para construí-la, criativa e criticamente, individual e coletivamente.

Museu Hering
Museu Hering
Museu Hering
Museu Hering
Museu Hering
Museu Hering

1/6

Ver em 360º

O primeiro a sonhar com a realização do Museu foi Ingo Hering em 1980, ano do centenário da Cia. Hering. Ele expressou sua vontade por meio de uma carta, que se tornou um marco de sua visão empreendedora. Nascido em 25 de março de 1907, o blumenauense possuía algumas características pessoais que se destacavam em seu perfil, como a forma simples de tratar as pessoas, o jeito humilde de viver sem ostentação e o olhar doce, que faziam dele um ser humano especial. Unindo seu carisma, empatia, visão de futuro e liderança com o envolvimento ativo nos segmentos empresarial, social e cultural, Ingo se tornou uma pessoa indispensável à comunidade.

Em 26 de novembro de 2010 o Museu Hering abre suas portas, ocupando uma das edificações do conjunto arquitetônico histórico da unidade matriz da Cia. Hering, em Blumenau/SC. A casa, edificada no final do século XIX e tombada pelo Patrimônio Histórico do Estado, foi construída através da técnica Enxaimel, trazida pelos imigrantes europeus.

Blumenau, 25 de junho de 1980

Constituição do acervo do Futuro Museu da Cia. Hering

“A Cia. Hering, no ano de seu centenário, pretende reunir numa espécie de Museu Hering tudo aquilo que esteja ligado à história da Família Hering, em conexão com a história da própria Cia. Hering e que tenha valor histórico. É sabido que numa empresa com as características da Hering, a história da empresa está intimamente ligada à história da família fundadora, que muitas vezes é difícil fazer uma distinção clara entre documentos, correspondências e outros tipos de manifestações culturais que sejam só da família ou só da empresa.

A Cia. Hering se sentiria particularmente feliz se pudéssemos juntos reconstruir com a maior riqueza possível de documentos, objetos e máquinas, a memória da empresa. Esse trabalho de reconstituição da memória da empresa é também uma forma de homenagear a todos aqueles - dirigentes e trabalhadores - que ajudaram a fazer da Cia. Hering uma empresa líder, moderna e com espírito jovem no ano de seu centenário.”

Ingo Hering

Presidente

25 de junho de 1980

Doe pela Lei Rouanet

Seu imposto de renda pode contribuir para a implantação do Espaço de Salvaguarda e Pesquisa do Centro de Memórias Ingo Hering.

Saiba mais

Aberto de terça a sexta, 9h às 18h

Sábados, domingos e feriados, 10h às 16h

Acesso gratuito!

Realização

Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória