Transporte Programado

É uma iniciativa da Fundação Hermann Hering existente desde 2012 e viabilizada com incentivo do PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura). O propósito deste projeto é facilitar o acesso de estudantes de instituições públicas e organizações não-governamentais ao nosso espaço.

É sabido que o limite financeiro impõe dificuldades e restrições para estudantes da rede pública de ensino realizarem visitas a equipamentos e espaços histórico-culturais. Neste sentido buscamos inovar disponibilizando gratuitamente o transporte durante todo o ano, atendendo um grande número de estudantes. A parceria do museu com a SEMED - Secretaria Municipal de Educação - acontece desde o inicio, sendo que as escolas municipais sempre receberam um olhar especial dentro do projeto.

Vale ressaltar que o Transporte Programado é ofertado também para instituições de cunho social e cultural. Desde o início do Transporte Programado, no ano de 2012, já foram recebidos pelos mediadores do nosso espaço educativo 10.082 educandos e educadores do município de Blumenau.

Em termos práticos, o Museu Hering oferta e agenda com as instituições de ensino a data e horário de visita e programa com a empresa de transporte contratada – Candytur –, o ônibus que fará para o trajeto escola-museu-escola. O pagamento desse serviço é feito com verba captada pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura e a prestação de contas é feita anualmente ao ministério da Cultura. A partir deste ano, 2019, fechamos parceria com a Cooper para ofertar frutas para o lanche dos alunos. No apêndice 1 encontra-se a lista de escolas selecionadas para participarem do projeto em 2019, a seleção foi feita com o apoio da professora Aluisiane Kraisch, que no início deste ano era a pessoa que estava mediando o contato entre o museu Hering e a SEMED. A oferta é de um ônibus por instituição, para estudantes de todos os anos no ensino fundamental.

As visitas com transporte Programado podem ser realizadas ao longo do ano letivo, de segunda a sexta e o tempo de duração da ação educativa no museu é de 1 hora e 30 minutos, mais aproximadamente 15 minutos para o lanche, sendo que os horários são programados com as escolas conforme o horário de aula e tempo de deslocamento. Os ônibus ofertados possuem 44 assentos, sendo este o número máximo de pessoas atendidas por ação educativa, e é necessário que ao menos dois educadores acompanhem os estudantes. Após a reserva da data é solicitado ao responsável pelo agendamento (coordenador ou professor) que assinem o termo presente no apêndice. No dia da visita os estudantes são recebidos no museu Hering por dois mediadores que realizam a ação educativa conforme acordado com o professor, e os educadores acompanham durante toda a ação. Incentivamos que os educadores conheçam nossa exposição antes da visita com os alunos para que a ação educativa do museu possa atuar ativamente para poderem preparar os estudantes para a visita e que dêem continuidade aos assuntos abordados na ação educativa em sala de aula.