Moda em Outros Tempos

A Moda é a representação - em forma de roupa - do comportamento da sociedade. Há pouco mais de um século, passamos por transformações imensuráveis, acompanhadas de movimentos estéticos condizentes com os períodos, e ressignificamos materiais, técnicas e costumes. 


Orientando essa representação, existe o termo “Zeitgeist”, palavra alemã que significa “Espírito do tempo”. Moda é o espírito do tempo, materializado no vestuário, em movimentos estéticos e de publicidade. 


A fotografia permitiu o registro, e o ato de se vestir e posar para fotógrafos tinha o sentido e a importância de preservar a história de uma família para as futuras gerações. Imagens de um dia de trabalho na fábrica, um momento especial como um banho na praia... Era algo raro e especial, que passou a alimentar a publicidade, simulando cenas de um mundo desejável. 


Será que mudou tanto assim?

Como a gente se conecta com esse passado?


A mostra “Moda em outros tempos” reúne fotografias antigas dos fundadores da Cia. Hering e sua família, funcionários e o dia a dia, datadas dos séculos XIX e XX, e campanhas publicitárias que ilustram a relação e a expectativa das pessoas com as roupas e sua forma de consumo. 


Aberto de segunda a sexta, 9h às 18h

Sábados e feriados, 10h às 16h

Fechado aos domingos, com exceção dos meses Janeiro, Julho e Outubro.

Acesso gratuito!

Realização

Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória